Reportagens






Editorial:
À luz da ciência
Carlos Vogt
Reportagens:
Campanha pretende conscientizar e melhorar tratamento
Ocorrência de epilepsia é maior no terceiro mundo
Capacitação profissional é chave para um bom diagnóstico
Tratamento na rede básica receberá investimentos
Quais os avanços no tratamento da epilepsia?
Epilepsia e a físico-química cerebral
A epilepsia no decorrer da história
Grandes personalidades conviveram com a epilepsia
Educação especial tenta afastar estigma da epilepsia
Artigos:
Campanha global contra epilepsia
Hanneke M. de Boer e L.L. Prilipko
Epidemiologia das epilepsias no Brasil
Moacir Alves Borges e Dirce Maria Trevisan Zanetta
Peculiaridades de tratamento no Distrito Federal
Wagner A. Teixeira e Ricardo A. Teixeira
Reduzindo a carga econômica da epilepsia
Ley Sander
Principais equívocos epileptológicos
Paulo Cesar Trevisol Bittencourt
Epilepsia e educação: prevenção e formação ética
Ulisses F. Araújo
Aspectos psiquiátricos em epilepsia
Renato Luiz Marchetti
Mecanismos psicológicos e o estigma da epilepsia
Elisabete de Souza, Paula Fernandes, Priscila Salgado e Fernanda Doretto
A epilepsia retratada ao longo da história
Elza Márcia Targas Yacubian
Epilepsia & gravidez
Alberto Costa e Carlos Guerreiro
O tratamento cirúrgico das epilepsias
Paulo Cesar Ragazzo
Genética das epilepsias
Iscia Lopes-Cendes
CInAPCe: projeto multi-modal para estudo do cérebro
Roberto Covolan e Fernando Cendes
Modelos experimentais em epilepsias
Claudio Queiroz, João Leite e Luiz Eugênio Mello
A Associação Brasileira de Epilepsia
Marly de Albuquerque
Tratamento medicamentoso das epilepsias
Carlos Guerreiro e Marilisa Guerreiro
Qualidade de vida para pessoas com epilepsia
Hanneke M. de Boer
Artes e Epilepsia
Norberto Garcia-Cairasco
Poema:
Identidade
Carlos Vogt
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Bibliografia
Créditos
  Epilepsia
A epilepsia no decorrer da história

Associada a possessões divinas e demoníacas, a doenças contagiosas ou à loucura, a epilepsia, no decorrer da história, encontrou diferentes formas de definição, diagnóstico e tratamento. Assim como a loucura, a epilepsia foi estigmatizada, imprimindo marcas que persistem até os dias de hoje. Em decorrência disso, muitos portadores podem ser vítimas do preconceito, fato que colabora para que numerosas pessoas tornem-se resistentes a admitir o diagnóstico ou a consentir em iniciar um tratamento adequado.

Por falta de informação muitas pessoas ainda hoje recorrem apenas a religião para "curar-se" da epilepsia, assim como é frequente que igrejas (veja texto sobre o assunto da antropóloga Cristina Pozzi Redko) mobilizem adeptos com promessas de cura de problemas de saúde ou resolução de problemas financeiros e afetivos.

Para Renato Marchetti, coordenador do projeto Epilepsia e Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a epilepsia de uma maneira geral sempre teve explicações religiosas em diferentes culturas e períodos. "Esse tipo de acontecimento se dá por falta de conhecimento e normalmente ocorre nas camadas da população que têm menos acesso à informação", afirma ele.

Segundo Marcelo Heitor Ferreira Mendes, coordenador da Unidade de Epilepsia de Adultos e Crianças da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é necessário que existam verbas públicas direcionadas para a questão da epilepsia, de forma que os tratamentos atendam um maior número de pessoas e os mitos e preconceitos que cercam a doença desapareçam. "Essas verbas deveriam ser direcionadas para serviços de atendimento específicos, para campanhas educacionais que informem a população com relação ao tratamento dos doentes e prevenção, para os Hospitais Universitários que têm serviços nessa área, e para formação de pessoal qualificado para atuar no cotidiano desses hospitais", afirma Mendes.

As crenças em torno da epilepsia: necessidade de sair das sombras
De acordo com informações do Museu Alemão de Epilepsia de Kork, a epilepsia recebeu diferentes nomes no decorrer da história, os quais permitem conhecer o contexto médico, social e cultural em diferentes períodos. Além disso, tal diversidade, segundo afirma H. Shenble no texto Krankheit der ungezählten Namen, traduz o interesse que os homens sempre tiveram sobre a epilepsia. As crises dos portadores de epilepsia provocavam medo e espanto naqueles que as presenciavam.

De acordo com Elza Márcia Yacubian, médica do departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na antigüidade a epilepsia era associada à forças sobrenaturais, à possessão espiritual ou demoníaca. Crenças como essas estiveram presentes na Babilônia (2500 a 600 aC), entre os egípcios e em determinados períodos na Grécia. Foi entre os gregos que a epilepsia começou a ser chamada de "doença sagrada". A origem desse nome, segundo Yacubian, tem várias hipóteses, dentre elas, a de que representaria a possessão por uma divindade.

Segundo Marly de Albuquerque, presidente da Associação Brasileira de Epilepsia, na Grécia Antiga a epilepsia era tida como uma possessão divina e os portadores eram colocados em templos, vistos como sacerdotes. "Os gregos acreditavam que quando uma pessoa tinha uma convulsão ela era tocada por deuses. Na Idade Média, isso mudou e foi o reverso da medalha. Se na Grécia a epilepsia era chamada de morbus sacer (doença sagrada), na Idade Média era o morbus demoniacus (doença do demônio). Talvez até por isso a gente tenha essa conotação meio religiosa entre camadas mais populares, que acreditam que a epilepsia seja causada por problemas espirituais", afirma Marly de Albuquerque.

Foi Hipócrates (em torno de 460-375aC) - talvez influenciado por Atreya, pai da medicina hindu (e que viveu 500 anos antes), quem passou a afirmar que a epilepsia não tinha uma origem divina, sagrada ou demoníaca, mas que o cérebro era responsável por essa doença. E apenas muitos anos depois, Galeno (129 - em torno de 200 dC) fez a primeira classificação de diferentes formas da doença. Apesar das afirmações de Hipócrates e Galeno, as crenças em torno da epilepsia como possessão, maldição ou castigo perpetuaram por muito tempo.

Yacubian afirma ainda que, na Roma antiga, essas crenças mesclavam-se com a idéia de que a epilepsia era uma doença contagiosa e, a pessoa portadora, impura. Na Europa medieval, essa idéia continuou apesar da "doença sagrada" passar a ser conhecida como "doença das quedas". As pessoas portadoras da epilepsia eram segregadas da igreja, não podendo paticipar da eucaristia para que não contamissem ou profanassem o copo e o prato da comunhão. "A doença era vista como uma maldição, algo que só se poderia desejar ao pior inimigo. Martinho Lutero rogava à Igreja Católica: praga, sífilis, epilepsia, escorbuto, lepra e carbúnculo e denomiava a epilepsia como morbus demoniacus", escreve Elza Márcia Yacubian em seu livro Epilepsia: da Antiguidade ao segundo milênio saindo das sombras. Ela afirma também que, nesse período, alguns médicos suspeitavam que a contaminação se dava pela respiração e essa crença prevaleceu ainda no início do século XX, quando se preconizou a vacinação para erradicação de um microorganismo que seria o agente da epilepsia, Bacillus epilepticus.

Foi no século XVIII que se iniciou a separação entre psiquiatria e neurologia. Essa separação se efetivou no século XIX, com a emergência da neurologia como uma disciplina distinta e com a afirmação de que a epilepsia era um distúrbio cerebral. Nesse período, Samuel-Auguste Tissot (1728-1797) escreve o Tratado da Epilepsia, no qual descrevia diferentes tipos de crises e síndromes.

De acordo com o Museu de Epilepsia de Kork, os centros especializados em epilepsia na Alemanha, por exemplo, apareceram somente a partir da metade do século XIX (1855). No entanto, quando se tornava impossível para a família manter os cuidados com o enfermo, seja pela gravidade, a freqüência ou as patologias psíquicas associadas, os portadores eram enviados para prisões, asilos ou leprosários.

Marly de Albuquerque afirma que houve, historicamente, uma associação da epilepsia e da loucura, mesmo quando não havia um quadro psiquiátrico associado à doença. "Muitos pacientes epilépticos foram internados em sanatórios para doentes mentais. Mas do ponto de vista médico, a epilepsia e as psicoses são quadros completamente diferentes. É claro que uma pessoa pode ter epilepsia e psicose, ou ter psicose e passar a ter epilepsia, porque são quadros muito comuns na população, mas não há uma associação necessária", afirma ela.

Para Paulo César Trevisol-Bittencourt, do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a epilepsia é tão confundida com doença mental devido, em primeiro lugar, ao desconhecimento da população sobre a doença. "Tragicamente, por séculos, pessoas vitimadas por epilepsias foram cuidadas pela psiquiatria ortodoxa, uma face truculenta da medicina". Trevisol-Bittencourt afirma ter sido testemunha, como consultor neurológico, de práticas não adequadas para o tratamento de portadores de epilepsia em um hospício da periferia de Florianópolis. "Infelizmente esse hospício ainda está em atividade e posso inferir que métodos idênticos ainda ocorrem em instituições similares no Brasil. Incontáveis sofredores de epilepsia, ou de outras desordens mentais, foram destruídos com o silêncio cúmplice da medicina. Nos últimos anos, a sociedade parece ter despertado para este descalabro, haja vista a movimentação para o desmantelamento dessas casas insalubres de triste memória. Esforços deveriam ser empreendidos por todos aqueles verdadeiramente médicos, independentemente da sua qualificação, para a liberação de todos aqueles indivíduos que seguem aprisionados e reféns do próprio tratamento inadequado, sem qualquer perspectiva de recuperação", afirma Trevisol-Bittencourt. (veja reportagem sobre os antigos tratamentos psiquiátricos na ComCiência)

Segundo Renato Marchetti, existe uma parcela de pacientes com epilepsia que também tem quadros psiquiátricos. Ele reafirma que não se pode considerar a epilepsia em si como um distúrbio psiquiátrico mas, por outro lado, alerta para o fato de que não se pode, ao fazer essa distinção, estigmatizar as doenças mentais ou abandonar a idéia de que há casos em que existe uma associação. "Não se pode separar epilepsia e doença mental a ponto de não se enxergar a relação que às vezes se estabelece. Quando comparamos a população de portadores de epilepsia aos não portadores, os primeiros têm mais distúrbios psiquiátricos que o segundo grupo, e os médicos não podem deixar de enxergar as doenças mentais que acompanham a epilepsia. Muitos pacientes epilépticos estão gravemente deprimidos e não recebem medicamento adequado para tratar também a depressão. Entre 5 e 10% dos pacientes com epilepsia desenvolvem quadros psicóticos e podem ficar sem tratamento se apenas nos preocuparmos em tratar as crises dos pacientes e não os outros problemas sociais, psicológicos e os transtornos mentais associados", argumenta Renato Marchetti.

(MK)

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Atualizado em 10/07/2002
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