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Projeto
Objeto Brasil - 500 anos de Design: A forma e a função dos objetos
contam a História do Brasil
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Iniciado em 1996, este projeto tem como idéia principal valorizar o produto brasileiro - fortalecendo a Marca Brasil dentro e fora do país - e desmistificar o design como algo de elite, mostrando-o como parte do processo de desenvolvimento cultural e tecnológico do Brasil, que procura aliar beleza e funcionalidade à objetos feitos no país e integrar esses resultados ao processo produtivo. "Procuramos, com esse projeto, captar tudo o que é representativo de nossas raízes culturais em nossos produtos, além de reconhecer em nossa cultura, naquilo que fazemos, a nossa criatividade, competência e capacidade de inovação", afirma Joice Joppert Leal, curadora e coordenadora geral do Objeto Brasil. O projeto integrou o programa oficial das Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Governo Federal e do Estado de São Paulo. Além de participar de mostras e exposições, como o II Encontro da Cultura Brasileira, realizado no Memorial da América Latina em 1997 e a Expo'98, ocorrida em Lisboa (Portugal), o Objeto Brasil lançou vídeos, site na Internet, quatro catálogos temáticos, folders e três calendários. O ponto alto do projeto foi a Exposição 500 Anos de Design ambientadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 13 de dezembro de 2000 a 25 de janeiro de 2001, e no Parque da Luz, de 17 de dezembro de 2000 a 28 fevereiro 2001). Na Pinacoteca recebeu a visita de cerca de 3.500 pessoas por final de semana. No Parque da Luz, o fluxo total girou em torno de 100 mil pessoas. "O balanço da exposição foi extremamente positivo", comemora Joice. "Alcançamos os resultados que havíamos proposto, que era o de levar o conceito democratizante de design à população. Algumas pessoas reconheciam alguns objetos da exposição como sendo os que elas utilizam em casa".A exposição contou também com a presença de visitantes estrangeiros, representantes da ONU e cobertura da mídia. Este ambicioso trabalho de resgate da nossa história é fruto de muitas pesquisas - o Projeto Objeto Brasil tem um centro de documentação cultural - e uma equipe de apoio composta por uma média de 500 pessoas, entre curadores, designers, artesãos e profissionais que tiveram seus produtos expostos. Há ainda uma equipe permanente de trabalho de 12 pessoas e consultores nas áreas jurídico-fiscais (que realizam pesquisas sobre bolsas e incentivos fiscais para investimentos em cultura), logística e de comunicação, além de três conselhos: Executivo, Consultivo e Técnico. A colaboração de instituições públicas e privadas, de empresas e entidades internacionais também mostrou-se essencial para um trabalho deste porte. "Esse projeto não seria possível sem o apoio do Instituto de Integração Universidade-Empresa (Uniemp), de patrocinadores e também da ajuda de muitos amigos, como o próprio ex-governador Mário Covas", lembra Joice.
Além de um
panorama do design nos 500 anos de História do Brasil, foram destacados
os últimos 50 anos, período que engloba o início do processo industrial
e de consolidação do conceito de design no País. A Exposição, com
cerca de 3 mil peças, foi dividida em quatro temas: Cozinha tem História,
com utensílios e ingredientes usados na cozinha e na arte de cozinhar;
Indumentária, mostrada através de roupas, ornamentos e cosméticos;
Artes e Ofício, que abrange artesanato e tecnologia em jóias,
mobílias, cerâmicas, couro, vidro, tapeçaria, entre outros e Ecodesign,
centrado no desenvolvimento de produtos que levam em conta o uso de matérias-primas
recicladas, não poluentes e sem desperdício de materiais e energia. A
preocupação com o meio ambiente é demonstrado através
de produtos industriais que aliem a preservação da natureza com novas
tecnologias.
Com o fim da Exposição, a equipe do Objeto Brasil dá início a uma nova etapa de atividades. Para este ano está prevista a criação do Centro Nacional de Design, em São Paulo, com parte do acervo da Exposição 500 Anos de Design, além de documentos e informações sobre o assunto. Por meio de um cooperação com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), será lançada ainda neste ano, a publicação "Registro do Design", uma coleção de livros focada em três módulos: Pioneiros, Inovadores e Marcas. Na agenda do Objeto Brasil estão programados seminários,desfiles e a participação em uma exposição internacional, em setembro, que visitará cinco países europeus. Uma das marcas
do Projeto Objeto Brasil - 500 anos de Design é incentivar a aproximação
do design brasileiro com os setores empresarial e acadêmico, responsáveis
por grande parte do desenvolvimento tecnológico no Brasil. Aproveitando
a comemoração dos 50 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
e Tecnológico (CNPq), o Objeto Brasil propôs organizar uma exposição
com as pesquisas apoiadas pelo órgão que redundaram em novos materias
e produtos. Através dos projetos iniciados em 1996, o Objeto Brasil procura dar seqüência ao trabalho de pesquisa, exposição e reconhecimento da criatividade da cultura brasileira. O resultado deste empenho pode ser avaliado pelo registro da Marca Brasil nos produtos desenvolvidos no País, além de trazer novas perspectivas na relação entre cultura, design e tecnologia industrial. |
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Atualizado em 10/04/2001 |
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