CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE
   

 
   

 

Reforma silenciosa
Mudanças na lei
Museu do Inconsciente
Falta de recursos
Cândido Ferreira
Novos tratamentos
Projetos de reintegração
História dos manicômios

Galeria de imagens do inconsciente

 

 


Manifestações
dos leitores


Novos modelos de tratamento

Desde 1990, quando é assinado o convênio de co-gestão com a Prefeitura de Campinas, o Cândido Ferreira trabalha com um conselho diretor da entidade e uma estrutura administrativa montados pela Secretaria de Saúde e idealizados pelo Dr. Gastão Wagner de Souza Campos.

O conselho diretor -explica Willians - reúne pessoas com múltiplas visões: as que estão na Universidade, no governo municipal, os funcionários e os próprios familiares, obrigando-as a tomarem decisões de diversos pontos de vista. Obedecem a esta proposta não apenas o conselho diretor mas todas as equipes de trabalho. "O nosso eixo de olhar preponderante", continua Willians, "é aprender a trabalhar a partir da ótica segundo a qual o usuário está no centro do projeto. O projeto se faz a partir da participação dele, sem desqualificá-lo do processo, respeitando-o e acolhendo-o na sua integridade. São pessoas que têm problemas, têm dificuldades, mas a maior dificuldade de grande parte delas, não é o fato de apresentarem este ou aquele diagnóstico, e sim de carregarem consigo anos e anos de hospitalismo."

Os novos modelos de tratamento desenvolvidos dentro do Cândido Ferreira partem do pressuposto de que o isolamento do doente mental só contribui para o agravamento de seu problema. "A perspectiva para nós", diz Willians, "é ampliar cada vez mais os contextos e as possibilidades para os pacientes se identificarem, relacionando-se com o que eles imaginam que querem e gostam de fazer e tendo a oportunidade de experimentar aqui. A compreensão que estamos desenvolvendo e, que é compartilhada com mais algumas áreas da psiquiatria, é a de que não existe doença mental sem contexto. A própria ciência já reconhece que a qualidade do lugar onde se processa o tratamento, a qualidade da relação com o paciente influi sobre o prognóstico".

Ao contrário de algumas tendências seguidas pela medicina de enfatizar o caráter orgânico da doença e incentivar o aumento da medicação para estes pacientes, a doutrina seguida pelos profissionais do Cândido Ferreira procura reintegrá-los ao convívio social.

 

 




 



Esta reportagem tem
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 documentos
Bibliografia | Créditos
 

 

 


Atualizado em 12/04/00

 

Contador

 
http://www.epub.org.br/comciencia
comciencia@epub.org.br

© 2000
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil