CARTA AO LEITORNOTÍCIASENTREVISTASREPORTAGENSRESENHASCRÍTICA DA MÍDIALINKS DE C&TCADASTRE-SE NA REVISTABUSCA POR PALAVRA-CHAVE

Carta ao leitor

Equipe da revista

Mande uma mensagem


Parabólica : a Com Ciência na mídia

Leia opiniões sobre edições anteriores

A autoria e a responsabilidade científica, por Bernardo Melgaço da Silva

Por que os paradigmas nunca são realmente falseáveis?, por Enézio E. de Almeida Filho

A Ciência como fundamento da ação profissional, por Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro

Agricultura familiar e o Programa Fome Zero, por Pedro Antonio Arraes Pereira

Fome Zero e Nanotecnologia, por Petrus d'Amorim Santa Cruz Oliveira

Turismo Solidário, por Sérgio Fonsêca Guimarães

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transportes

Mensagem para Carlos Vogt, diretor de redação, enviada por Antonio H. Miguel, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos:

"Adorei ler sua crônica "Transportação" na última ComCiência. Me chamou a atenção sua descrição da viagem que, menino, fez e que "durou 14 horas para um percurso de cerca de 400 Km, numa média de velocidade de 28 Km por hora".

Pois, bem, com todo avanço tecnológico dos veículos automotores modernos (no meu caso um Audi A4 1.8T modelo ano 2004!), e das super-estradas locais, a viagem de 44 km, na hora do rush, entre a cidade onde eu moro (Pasadena) e Westwood onde trabalho (UCLA, Universidade da Califórnia, Los Angeles) e feita em cerca de 70 minutos, ou seja, a uma média de 38 Km por hora, um pouquinho mais rápida que a antiga Maria Fumaça que você descreve!

Aqui, como aí, as novas tecnologias de motores, e a construção de estradas maravilhosas pouco ajudaram, porque a administração do trânsito continua a mesma da época da Maria Fumaça! A grave insuficiência de transporte coletivo aqui em Los Angeles é uma vergonha nacional, quando comparada a outras metrópoles de grande porte, como a RM de São Paulo!

Saudações e um abraço,
Antonio" (20/abr)

Com relação ao artigo "Desenvolvimento de produtos nas montadoras de automóveis no Brasil" de autoria de Flávia Consoni, gostaria de registrar os seguintes comentários:
1. Achei muito interessante o levantamento de uma correlação entre o tempo de instalação da empresa no Brasil e o envolvimento desta com DP local.
2. Este fato abre um grande leque de questões, como por exemplo: como está o relacionamento destas empresas com a Universidade? e com outras entidades, como SAE, SBM, etc. Há alguns anos trabalhando em grandes corporações no ramo de auto-peças, vivi algumas experiências neste campo.
3. E voltando ao assunto das auto-peças, tenho certeza de que a Flávia enriqueceria em muito seu artigo, considerando o papel deste setor no DP (tanto como catalizador e às vezes como retardador do processo). e sobre este assunto é muito interessante o ponto de vista histórico nesta ultima década, com quase a totalidade das auto-peças passando do controle econômico local para o das grandes corporações multinacionais.
Parabéns Flavia, ótimo artigo.
Rui B. Campos (20/abr)

Sobre o Labjor

O trabalho do LABJOR/UNICAMP é fundamental para a difusão do progresso da ciência e da tecnologia no Brasil.
Manoel Ricardo Vilhena, professor universitário (26/abr)

Sobre a ComCiência

Esse site é ótimo para fazer trabalhos de escola...vocês estão de parabéns!!!
Anna Carolina, estudante do ensino fundamental (05/mai)

Gostei muito do site, pois contém diversas informações importantes que podem auxiliar bastante a minha formação acadêmica. Continuem assim.
Tatiana Carvalho, estudante universitária (03/mai)

Parabéns pelo excelente trabalho!!! Aqui é parada obrigatória para quem quer aumentar o conhecimento! O site é excelente e o conteúdo não fica por menos!!! De todo coração: parabéns e vida longa a ComCiência!!!
Jarbas de Araujo Macedo (18/abr)

Achei por acaso o site, mas achei de suma importância para minha vida acadêmica, a partir de hoje acessarei constantemente o site. Obrigado.
Orlando Pantoja, estudante universitário (16/abr)

Nossas sinceras homenagens a mais uma página na web focando atividades humanas, com visão técnica administrativa na forma de "ComCiência", levando a compreensão do processo e menos na mediocridade de produto. Parabéns.
Fernando B Barros Vasconcelos, engenheiro (14/abr)

PARABÉNS! É tudo o que eu tenho para falar a vocês. Eu, estudante de Ciências Biológicas, estou fascinada com a complexidade e seriedade do trabalho de todos vocês nesta revista. PARABÉNS!
Gislaine Rizzo, estudante universitária (10/abr)

Realização

Apoio

Atualizado em 10/05/04

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br

© 2001
SBPC/Labjor
Brasil

 

de acessos: