O DEBUG e seu uso: um
pequenino exemplo de aula de computação
O DOS, que todos nós já esquecemos em função das facilidades gráficas
do Windows, tinha algumas ferramentas realmente interessantes de programação.
Hoje em dia existem pacotes de programas muito mais sofisticados,
como os da Borland, que rodam em Windows. Mas o interessante do Debug
do DOS é que ele existe em qualquer computador com qualquer versão
do programa, e é pequeno e fácil de usar. Se você é curioso e quer
ver como funciona o computador por dentro, não se assuste: é possível
entrar e sair de dentro da máquina sem quase nenhum arranhão...
1 - Chame uma janela do MS-DOS no "Menu Iniciar" do Windows. Escolha
o ícone "prompt do ms-dos". Abrirá uma janela em fundo preto com o
prompt do DOS esperando um comando seu.
2 - Chame o programa Debug. Para isso digite no prompt: debug sem
nenhuma pontuação no final. você notará que o prompt muda de c:\windows>
para apenas um tracinho "-". Este é o prompt do debug, que já está
rodando, e espera de você um comando. Neste ponto pode ser interessante
você chamar a ajuda do debug. Para isso digite no prompt "?". A lista
de letrinhas que aparece são comandos que você pode usar no debug.
Cada uma delas ajuda o programador em um certo aspecto do trabalho.
3 - Nossa aula de computação número 1: Digite no prompt o comando
"u". Significa "unassemble". Com isso você estará revertendo
as instruções presentes na memória RAM do seu computador em código
assembler. O interessante é que isso está acontecendo em tempo real:
são as instruções atuais que o seu computador está rodando. Você está
dentro da máquina! O "u" digitado sozinho faz o debug reverter as
instruções no primeiro endereço de memória RAM disponível. Isso deve
corresponder a 166B:0120. Esta primeira coluna são endereços de memória,
onde as instruções dos programas estão guardadas. A coluna do meio
são instruções da máquina: mov, add, push, pop, etc. São instruções
em Assembler. A terceira e última coluna são os dados e endereços
de memória onde o chip deve executar as instruções.
Simples não? Por hora ficamos
por aqui. Para aprender a programar em Assembler vai um longo caminho
que não é possível descrever neste espaço.
4 - Saia do debug e volte o prompt do DOS. Digite "q" no prompt do
debug. Siginfica "quit". O debug some e dá lugar ao prompt inicial
do DOS c:\windows>. Saia agora do dos digitando "exit". De volta ao
windows!
E de volta ao texto...