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Expansão hidroviária é a melhor alternativa
para o transporte no Brasil
Sergio Rocha Santos
Projeto milionário pode trazer graves prejuízos ambientais
Elisangela Paim
Crescimento do sistema metro-ferroviário é a saída para o transporte público
Jurandir Fernandes
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Sergio Rocha Santos |
Expansão hidroviária é a melhor alternativa
para o transporte no Brasil
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Sergio Rocha Santos é professor associado do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da USP de São Carlos. Pesquisou e lecionou sobre a área de hidrovias e eclusas por 28 anos na mesma universidade. Por muitos anos chefiou a área de navegação da empresa Themag Engenharia e atualmente é consultor de firmas e órgãos governamentais. É autor de diversos artigos e capítulos de livros relativos a esses temas. Santos defende que seja desenvolvido no Brasil, um sistema integrado de hidrovias que permita a comunicação entre bacias hidrográficas, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa. Tal estrutura, segundo ele, reduziria o consumo de petróleo gerando menos poluição, além de proporcionar autonomia econômica para a produção de energia. O pesquisador afirma também que o alto custo do transporte no Brasil acarreta problemas na captação de recursos para o desenvolvimento, além de onerar o custo das mercadorias e dos impostos necessários para a manutenção do sistema de transportes.
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Elisangela Paim |
Projeto milionário pode trazer graves prejuízos ambientais
Pouco divulgada, a Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA) é um projeto ambicioso para o setor de transportes, avaliado em mais de US$ 20 milhões. Embora os benefícios ao setor produtivo possam ser grandes, as consequências ambientais podem ser desastrosas. É o que afirma, em entrevista à ComCiência, Elisangela Soldatelli Paim, jornalista que atualmente trabalha na Secretaria IIRSA da Coalizão Rios Vivos e no Núcleo Amigos da Terra/Brasil. Desde o início do ano passado Paim acompanha o tema IIRSA, tendo como conclusão desse trabalho a publicação do artigo "IIRSA: É essa a integração que nós queremos?"
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Jurandir Fernandes |
Crescimento do sistema metro-ferroviário é a saída para o transporte público
Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, acredita que a constante melhoria e ampliação do sistema metro-ferroviário em torno da Grande São Paulo é a saída mais eficaz para um transporte público barato e de qualidade. Nesta entrevista à ComCiência, o secretário fala dos projetos que estão sendo realizados, dos que estão sendo retomados e das necessidades futuras. Outro ponto importante da entrevista é a necessidade, segundo Fernandes, da participação efetiva do governo federal nesses projetos, uma vez que São Paulo é o estado onde a concentração de produção é a maior do Brasil.
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