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desafio do ensino superior no Brasil: Um
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O
desafio do ensino superior no Brasil: por Marta Helena Krieger Publicado pelo Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp, Mais vagas com qualidade: o desafio do ensino superior no Brasil reúne artigos assinados pelos membros do Fórum e a transcrição de um interesante debate ocorrido na Unicamp, intitulado Os Desafio do Ensino Superior Público no Brasil. Para o debate estiveram presentes, além de membros do Fórum, como o organizador do livro Ivan Chambouleyron, figuras importantes da C & T brasileira, como o ex-reitor da UnB Cristóvam Buarque e o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Eduardo Moacyr Krieger. Na leitura dos artigos e na transcrição do debate, torna-se difícil não sentir a necessidade de uma profunda reforma curricular . O Fórum e o debate colocam como problema a questão da ampliação das vagas no sistema público de ensino superior. O objetivo é propor alternativas que minimizem a participação do setor privado com fins lucrativos. Anualmente, um grande número de estudantes vindos do ensino médio busca vagas no sistema público. No entanto, apenas uma pequena parcela é atendida. Quem acaba recebendo esses alunos são as instituições privadas. A idéia de constituir o Fórum foi gerada pelo pró-reitor de pesquisa da Unicamp, Ivan Chambouleyron, em 1999, diante da necessidade de criar um espaço de discussão que não estivesse contaminado por desavenças de origem não acadêmica. Pesquisadores de diferentes áreas de atuação da universidade foram selecionados considerando-se o prestígio acadêmico. Das discussões resultou um debate desafiador sobre tema. A debate contemplou a participação de diferentes setores da sociedade, incluindo os formadores de opinião e os representantes da cidadania no poder legislativo. O evento foi presidido pelo reitor da Unicamp, Hermano Tavares e moderado pelo pró- reitor de graduação Ângelo Cortelazzo. O desafio proposto foi responder à pergunta "Há como garantir uma maior participação do acesso ao ensino superior, principalmente o público, sem descuidar da qualidade e excelência que essa formação requer?". Cada debatedor contribuiu para a discussão levando suas perspectivas diferentes sobre a questão. Cristóvam Buarque defendeu que, no atual contexto, o padrão de qualidade para a universidade brasileira deve ser internacional. Para ele, também é um desafio para o sistema universitário perceber que não é mais o detentor do "monopólio do saber", que o saber também é construído por pessoas que às vezes não tem diploma universitário. O presidente
da Academia de Ciências, mostrou de forma contundente o papel
da universidade brasileira e aliviou a inquietante sensação
de fracasso desta nos últimos 20 anos, mostrando e discutindo
o papel da pós-graduação em prover o maior
número de doutores da América Latina. Ele constatou
também que o país detém os recursos humanos
necessários para enfrentar os desafios em debate. |
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