Além da premiação em dinheiro, as seis vencedoras também receberão mentoria exclusiva com pesquisadores renomados e participação da 77ª Reunião Anual da SBPC, em Recife. As inscrições foram prorrogadas até 7 de novembro
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com patrocínio da Fundação Conrado Wessel e do Instituto Serrapilheira, oferecerá uma premiação em dinheiro às vencedoras da 6ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Cada uma das estudantes premiadas do Ensino Médio receberá R$ 7 mil, e as vencedoras de Graduação levarão R$ 10 mil.
A premiação visa a projetar a produção científica de mulheres e busca colaborar para o aumento da participação feminina nas futuras gerações de cientistas e lideranças do setor.
Esta edição, dedicada às “Meninas cientistas”, reconhecerá estudantes tanto do Ensino Médio quanto da Graduação. Serão premiadas seis alunas, três de cada nível, abrangendo três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Biológicas e Saúde, e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Além do valor em dinheiro e troféu, as ganhadoras terão a chance única de apresentar seus trabalhos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025, em Recife (PE), além de participar de uma mentoria exclusiva com grandes nomes da ciência.
Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC e coordenadora da premiação, celebra o apoio das instituições, que financiarão os prêmios concedidos às vencedoras e parte da realização da cerimônia de premiação. “Esses patrocínios viabilizam uma premiação real, financeira, que vai ajudar com que essas meninas – que estão em início de suas trajetórias – a estruturarem melhor seus próximos passos rumo à carreira científica. Além disso, ofereceremos atividades como monitoria, que serão fundamentais para orientá-las na escolha de seus caminhos futuros. Queremos promover diálogos inspiradores com cientistas experientes nas três áreas contempladas, proporcionando a elas uma visão mais clara de suas possibilidades. Nosso objetivo é contribuir para que essas jovens transformem seus sonhos em realidade”, destaca.
Garcia também comentou sobre a expectativa das vencedoras participarem da 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025, em Recife (PE). “Nesse evento, elas terão a chance não apenas de apresentar seus trabalhos, mas também de aproveitar toda a programação da Reunião Anual, enriquecendo ainda mais suas experiências e perspectivas.”
Indicações abertas até 7 de novembro
A SBPC prorrogou o prazo para envio de indicações até 7 de novembro. Professores, orientadores, organizadores de feiras e olimpíadas científicas, escolas e universidades são incentivados a indicar alunas com projetos e desempenhos inovadores e criativos. A premiação abrange três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Biológicas e Saúde, e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Todas as informações sobre o prêmio estão no EDITAL. As indicações devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online, disponível neste link, com os documentos solicitados anexados.
Para mais informações, visite o site da SBPC ou entre em contato pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.