Professor emérito da Unicamp, físico foi professor do ITA e um dos responsáveis pela criação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
Edição de Imagem Alex Calixto/ Fotografia Antonio Scarpinetti
Faleceu dia 01 de dezembro, aos 93 anos, Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Com extensa carreira dedicada à ciência, o engenheiro eletrônico e físico teve sua trajetória marcada por uma intensa atuação.
Nascido em 14 de julho de 1931, graduou-se em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e obteve o doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).
Na Unicamp, entre outras atuações como professor e diretor dos Institutos de Física e Artes, participou também da criação do Departamento de Física do Estado Sólido.
O professor foi um dos responsáveis pela criação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atuou também como membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fapesp e Fundação Padre Anchieta (FPA), deixando seu legado fundamental para o avanço da ciência no País.