07/07/2009
Por meio
de livros como Corpos de passagem (Estação Liberdade, 2001) ou Políticas do corpo
(Estação Liberdade, 1995), e vários artigos e conferências, Denise Bernuzzi de
Sant'Anna vem abordando, há mais de 10 anos a questão do corpo na contemporaneidade.
Professora de história da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC-SP), Denise doutorou-se em 1994, na Universidade de Paris VII, com uma
tese sobre a história do embelezamento feminino. Nesta entrevista para a
revista ComCiência, a historiadora procura fazer emergir o processo de
construção do conceito de beleza como forma de politizar esse debate e defende:
“A beleza corporal é uma relação. Não existe em si mesma, como às vezes se
imagina! Também o corpo existe numa trama de relações ... politizar o
embelezamento seria uma maneira de compreender as razões sociais dos nossos
gostos e necessidades de cuidar da aparência”.
ComCiência
- O belo, ou a beleza, são conceitos dinâmicos que encontram diferentes
representações ao longo da história e em culturas diversas. Em que está
ancorada esta idéia na atualidade, nas sociedades ocidentais contemporâneas? É
possível marcar distinções com relação a culturas orientais
ou não ocidentais da atualidade?
Denise
Sant’Anna - Sem dúvida há uma diversificada história da beleza, muito rica para
o entendimento das mudanças nos padrões de comportamento, dos gostos e das
maneiras de tratar o corpo ao longo do tempo. A vontade de rejuvenescer e de
conquistar a beleza é milenar. Entretanto, a partir do século XX, menos do que
um dom de Deus, a beleza tende a ser o resultado de um trabalho que cada um
realiza segundo seus próprios recursos: malhação, cirurgia, cosméticos,
meditação ... ser belo não é somente um dever mas, principalmente, um direito.
E um direito amplo, que, ao contrário de épocas passadas, inclui adolescentes,
idosos, ambos os sexos e todas as camadas sociais.
A atual
onipresença do direito e do dever de se embelezar está sustentada nos
progressos da ciência e da indústria, no papel preponderante da publicidade, na
liberação sexual, feminina e corporal crescente desde a década de 1960. Se
outrora os cuidados com a alma eram tão ou mais importantes do que aqueles com
o corpo, hoje vive-se uma espécie de inversão: o corpo se tornou a parte
principal do ser, é para ele que fazemos nossos principais sacrifícios e é dele
que esperamos os maiores prazeres ou recompensas. No entanto, há quem escape
disso; existem algumas maneiras de lidar com o corpo que tendem a considerá-lo
uma passagem para a expansão da sabedoria; e elas ocorrem tanto no mundo
oriental, quanto em culturas ocidentais.
ComCiência
- Como se dá a passagem, ou quais elementos de permanência e ruptura, da beleza
física, como reflexo da beleza divina, para a atual aliança que a senhora
detecta em seus artigos entre beleza corporal e os investimentos em saúde, esportes
e moda?
Denise
Sant’Anna - Quando a beleza deixa de ser considerada a prova da existência
divina para ser a expressão principal da subjetividade de cada um, em cada
momento da vida, ser belo torna-se, mais do que nunca, algo permeado pelas
flutuações da moda e dos interesses de mercado. Se por um lado ganhamos em
liberdade para fazer com nosso corpo aquilo que queremos, independente da nossa
origem, idade e condição social, por outro ganhamos também em responsabilidades
e solidão. O custo/benefício individualizou-se como nunca no âmbito dos
cuidados com o corpo! Antigas fronteiras entre beleza esportiva, beleza
específica de misses, ou de cada região do planeta, tenderam a ser
relativizadas em nome de uma BELEZA INTERNACIONAL, existente full time. Já na
década de 1960, a expressão "beleza internacional" começava a ser
utilizada, mas hoje nem é mais preciso falar assim, sabe-se que para ser bela
deve-se seguir minimamente os padrões universais, amplamente difundidos por
revistas, televisão, cinema etc. Somos mais livres do que nossos avós para
utilizar cosméticos, praticar esportes, cuidar do corpo e cultuá-lo. E, ao
mesmo tempo, somos mais exigentes do que eles nesse assunto, pois quanto mais o
corpo se expõe (barriga, seios, pernas, etc) mais intenso e freqüente deve ser
o trabalho de depilá-lo, bronzeá-lo, massageá-lo ... tornando-o mais e mais
fotogênico, pronto para ser mostrado publicamente em qualquer hora e local.
ComCiência
- Em um de seus artigos, a senhora parece afirmar que a proliferação do nu
feminino, considerado belo e saudável no século XX, está relacionada com
“instigar o desejo humano a estar sempre disponível, pronto para ser acessado”.
Pode-se dizer que o corpo é, nesse sentido, um veículo de investimento do
capitalismo, uma vez que abarca o desejo a ser capturado pelos movimentos do
capital?
Denise
Sant’Anna - Sim, o corpo foi muito estudado como sendo um objeto de rendimento
para o trabalho nas fábricas, por exemplo: meio de obter lucros, instrumento de
produção. A seguir, ele foi analisado várias vezes como sendo objeto
fundamental de consumo e de lazer. Hoje poderíamos dizer que o corpo é tudo
isso e, também, uma trama de sentimentos que envolvem a potência de expandir a
própria vida. Mas corremos o risco de empobrecer o entendimento dessa potência
e de traduzi-la pela obrigação de obter prazer incessante, como se o corpo
fosse uma fonte inesgotável de sensações deliciosas, no qual o sofrimento não
tem mais razão de existir. A idéia de um desejo sempre prestes a se manifestar,
potente e sem falhas, é fruto desse equívoco: pensar que o desejo é, sempre,
prazer sem tréguas, felicidade sem contrário, euforia sem limites.
ComCiência
- No número 56 da Revista e, do SESC São Paulo, a senhora menciona a crônica
“Moedeiros falsos e falsificadores da mulher”, de José de Alencar, escrita em
meados do século XIX, comparando a fabricação da beleza naquela época e na
atualidade, representada pela miss Brasil 2001, que se submeteu a uma série de
intervenções cirúrgicas para obter padrões competitivos de beleza. Quais as
principais mudanças que a senhora apontaria entre essas duas representações?
Denise
Sant’Anna - A primeira delas é a passagem entre uma época em que os produtos de
beleza eram, em geral, exteriores ao corpo, utilizados de modo provisório,
(anquinhas, laquê, antigos rouges) para uma época em que a beleza deve fazer
corpo com o corpo (próteses, depilação definitiva, aquisição de músculos pela
ginástica). A distinção entre ser bela e parecer bela foi, durante décadas, tolerada
e, até mesmo, desejada. A partir da década de 1970, sobretudo, os conselhos de
beleza dirigidos à mulher investem na idéia de que todas podem ser belas desde
que comprem novos produtos e técnicas que, ao contrário dos velhos truques de
beleza, prometem a modificação profunda da aparência e do organismo. A segunda
é a passagem entre uma mulher que ainda não era totalmente sujeito do seu corpo
para uma referência feminina que aposta na transformação da mulher em
proprietária do seu capital beleza-saúde-auto-estima. Essa tríade rege o
universo do embelezamento atual e tende a justificar numerosas práticas de
embelezamento outrora consideradas radicais, imorais ou então desnecessárias.
Quando a saúde e a beleza são vistas como capitais, o trabalho de melhorar o
estado físico torna-se infinito.
ComCiência
- E como poderiam ser analisados casos como o de Débora Rodrigues, mulher
sem-terra que posou nua para a revista Playboy em 1997, ou de Cristiane
Andrade, a catadora de lixo que se tornou modelo?
Denise Sant’Anna
- Esses acontecimentos têm relação não apenas com o poderio da mega indústria
da beleza mas, igualmente, com o papel da mídia na vida das pessoas. Além
disso, há a galopante valorização da tendência que podemos chamar de
"qualquer um deve se tornar alguém": vive-se sob a coação de que
devemos vencer sozinhos e graças não apenas aos esforços no trabalho ao longo
dos anos, mas por meio dos dotes físicos conquistados rapidamente. Ora, a mídia
concentra grandes poderes e exibe as conquistas de alguns, como se elas fossem
acessíveis a todos. Hoje, há um crescimento impressionante dos programas de TV
feitos com pessoas comuns, anônimas, mas cujas histórias, também comuns, ao
serem narradas e mostradas via TV tendem a agregar algum SIGNIFICADO especial à
vida banal das pessoas! Vivemos uma época de grande aversão à tendência de
"passar despercebido", de não ser especial para alguém. Busca-se
ficar percebido, marcar presença, ser lembrado, procurado, tornar-se
absolutamente necessário, e não supérfluo! E é pela aparência física que se
pode obter isso de modo mais rápido e com grande impacto. Mas por que essa
ânsia em marcar presença? Ora, vivemos numa sociedade que tanto cultua o corpo
como não cessa de aviltá-lo, comercializá-lo, desprezá-lo. O corpo reina e padece
por toda a parte. Nossa sociedade não cessa de desvalorizar as singularidades
das pessoas e de torná-las desnecessárias, sem significado, incertas. E as
passarelas, a TV, a publicidade, prometem justamente o contrário. Enquanto tudo
parece incerto e instável (relações, emprego, vontades) o próprio corpo tende a
ser considerada a única coisa que resta.
ComCiência
- Para a senhora a prática cotidiana da beleza na atualidade relaciona-se com a
obtenção de prazer pessoal e com o cuidado de si. Como esses campos, e ainda a
relação entre individual e coletivo, compõe o processo de construção da beleza
hoje?
Denise
Sant’Anna - Houve um tempo em que a propaganda de cosméticos costumava
recomendar à mulher: seja bela para o seu marido ou namorado. Essa tendência
ainda existe, lógico, mas juntamente com outra: seja bela para si mesma,
"curta esse prazer". Muitas vezes temos a impressão de que a beleza é
o meio mais seguro de obter sucesso, poder e significado.
ComCiência
- Fazer emergir os processos de construção do conceito de beleza é uma forma de
politizar essa esfera?
Denise
Sant’Anna - Sem dúvida, e para isso seria preciso politizar também a vida
urbana, as relações amorosas, e as relações consigo. A beleza corporal é uma
relação. Não existe "em si mesma", como às vezes se imagina! Também o
corpo existe numa trama de relações. Além disso, politizar o embelezamento
seria uma maneira de compreender as razões sociais dos nossos gostos e
necessidades de cuidar da aparência. Desse modo, perceberíamos que aquilo que
hoje nos é extremamente necessário e natural em matéria de beleza, no futuro
poderá, talvez, perder completamente o sentido!
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