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Editorial
Neurociências: ensino e divulgação científica
Por Carlos Vogt
10/06/2009

O Programa CInAPCe, da Fapesp, tem, como é sabido, todas as características próprias às iniciativas acadêmicas, científicas e culturais voltadas para a realização de objetivos claros, determinados e precisos e estruturadas sobre um conjunto de ações multidisciplinares, que integram diferentes áreas do conhecimento e diversos recortes teóricos e epistemológicos.

É assim que, desde logo, trabalhando sobre pressupostos da física e das neurociências, o programa, numa rede virtual que agrega vários centros de ensino e pesquisa no estado e no país, distribui-se também por múltiplas ações não só de grande relevância científica como também social.

É nessa perspectiva que se desenvolvem os trabalhos voltados para a epilepsia, nos quais a Unicamp, através da sua Faculdade de Ciências Médicas (FCM), tem uma atuação de destaque.

Desde o início e até mesmo desde a concepção do CInAPCe, o Labjor vem atuando como um dos parceiros acadêmicos que integram a rede institucional do programa, com atividades de divulgação e de formação de divulgadores, visando a contribuir, desse modo, para ampliar a sua compreensão e a sua inserção social.

Nesse sentido, foi feito conjuntamente o número 33 da ComCiência, de julho de 2002, dedicado à “Epilepsia” e também a revista Ciência e Cultura, Ano 56, nº 1, de janeiro/fevereiro/março, de 2004, cujo núcleo temático tratou do tema das neurociências, também com enfoque especial no mesmo problema de saúde.

Agora, em 2009, sempre sob o guarda-chuva do CInAPCe, a FCM e o Labjor inauguraram o curso de especialização em neurociências com o objetivo, como acima dito, de formar pesquisadores-divulgadores, jornalistas e cientistas para atuar no processo de ampliação do entendimento social do alcance desse programa e de sua percepção pública.

Ainda nessa linha de ensino e divulgação, agora com a USP da zona leste, deverá, como ação acadêmica do CInAPCe, ser oferecido, através da Univesp ─ Universidade Virtual do Estado de São Paulo ─ o curso de especialização “Ética, valores e saúde na escola”.

O número da ComCiência sobre AVC ─ acidente vascular cerebral ─ inscreve-se, assim, nessa parceria institucional e nesse conjunto de ações que integram e se integram no CInAPCe para o estudo, a pesquisa, o ensino e a percepção pública desse fenômeno tão específico e, ao mesmo tempo, tão múltiplo da cultura científica constituído pelas neurociências e suas implicações teóricas, médicas, físicas, químicas, psicanalíticas, terapêuticas e sociais.