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Crise da água: documentário coloca políticas ambientais em debate
Por Patrícia Santos
23/06/2015
A crise de abastecimento de água entre 2014 e 2015 trouxe à tona as falhas na infraestrutura na região sudeste. Mas esse problema é apenas uma parte do emaranhado de questões políticas e ambientais que levam à falta de água.

Uma discussão abrangente e atual sobre esse tema está no documentário A lei da água, lançado em 2014, e que está com uma programação de exibições abertas. O filme alerta sobre o impacto dos desmatamentos em prol da agricultura e da pecuária, entre outros fatores, que não só levam à escassez, mas também prejudicam a qualidade da água.

No início, há um panorama sobre momentos históricos em que foram definidas as leis de meio ambiente no Brasil. Depois, o foco do documentário é o novo Código Florestal, aprovado em 2012, e os interesses que estiveram em disputa na ocasião.

A narrativa de 78 minutos é construída por uma sequência de depoimentos de ambientalistas, ruralistas, agricultores, advogados e cientistas. O filme também tem preocupação em ser didático, usando recursos visuais que ajudam a entender os números, e as regras no novo conjunto de leis.

Uma mensagem clara de A lei da água é que os interesses da agricultura não podem ser opostos ao meio ambiente. Proteger mananciais, por exemplo, é importante para a floresta, mas também é bom para a produção agrícola. Além disso, destaca o argumento de que a defesa do meio ambiente é um direito previsto na Constituição, maior que as demandas econômicas.

A lei da água é obra da Cinedelia produtora dedicada a projetos socioambientais, em coprodução com a O2 Filmes. A direção é de André D'elia, que fez o documentário Belo Monte, o anúncio de uma guerra. A produção é de Fernando Meirelles, de Cidade de Deus, O jardineiro fiel e outros filmes de sucesso.

Exibições abertas

O documentário A lei da água conta com a colaboração espontânea para motivar exibições e debates públicos. Segundo os produtores, são mais de 300 sessões realizadas por iniciativa de escolas, universidades, organizações sociais e instâncias políticas em mais de 200 municípios, reunindo um público de 17 mil pessoas. Com a ajuda de um financiamento coletivo também há exibições comerciais em algumas salas de cinema.

Os produtores convidam outros interessados em aumentar ainda mais o público dessas sessões abertas. Para participar da difusão, basta acessar o site https://aleidaaguafilme.wordpress.com . Para colaborar com as exibições em salas de cinema comerciais, a campanha de doações está disponível em https://agua.catarse.me/pt#created