Dados
do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) mostram que
41% dos 2000 brasileiros entrevistados em 2006 são muito
interessados por ciência e tecnologia. Essa informação
foi extraída de uma das maiores pesquisas de pesquisa de
percepção pública da ciência realizada no
país. São os resultados dessas pesquisas, que têm
crescido nos últimos anos, que subsidiam algumas políticas
públicas relacionadas à divulgação
científica. Se tais dados são amplamente difundidos, o
mesmo não tem ocorrido com o processo de planejamento e
execução das enquetes de opinião pública
que resultam nos dados percentuais. Nesta reportagem vamos aos
bastidores desse processo, trazendo à tona os principais
desafios enfrentados pelos pesquisadores.
Escolha
do público e treinamento dos entrevistadores são fundamentais nas
pesquisas de percepção. Crédito:
Rogério Kreidlow
Para
Carmelo Polino, pesquisador
de percepção pública da ciência da Rede
Iberoamericana de Ciência e Tecnologia (Ricyt)
na Argentina, os desafios já começam na elaboração
dos formulários de pesquisa. “É importante
ter bem claro os objetivos de investigação chamados por
Noelle-Neumann, uma clássica pesquisadora de estudos de
opinião, de 'perguntas de programa'. Estas perguntas precisam
ser traduzidas em 'perguntas de prova' que nos dirão como
averiguar o que queremos saber. Ambas as perguntas são fatores
capitais para o bom desenho metodológico da medição”.
A
eleição e formulação das perguntas
específicas é realmente um ponto chave da construção
de questionários de percepção pública da
ciência. A formulação ideal, que evite ao máximo
a ocorrência de erros induzidos, a elaboração de
indicadores e escalas de medição adequadas e até
mesmo a forma como as perguntas estarão ordenadas no
questionário são fatores que precisam ser levados em
consideração pelos pesquisadores para diminuir ao
máximo as distorções no resultado final. Até
o tamanho do formulário precisa ser cuidadosamente calculado
para evitar que as pessoas se cansem e passem a responder as questões
de qualquer jeito, simplesmente para terminar a entrevista o mais
rápido possível. Por exemplo, na recente enquete de
percepção feita pela equipe do Laboratório de
Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp,
o tempo médio de entrevista foi de 35 a 45 minutos. Essa
pesquisa integra o "Projeto Ibero América de Percepção
Pública da Ciência" que o Labjor desenvolve junto
com a Ricyt. Participaram da pesquisa, além do Brasil, mais
sete países: Colômbia, Argentina, Venezuela, Espanha,
Panamá, Chile e Portugal, sendo que este último
participou da organização mas não aplicou a
pesquisa. As análises e resultados serão divulgados na
segunda edição do livro de Indicadores
de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo,
a ser lançado pela Fundação
de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
ainda este ano. Na primeira edição, em 2005, o livro
traz no capítulo 12, “Percepção pública
da ciência: uma revisão metodológica e resultados
para São Paulo”, os
esforços do Labjor em desenvolver indicadores de percepção
pública da C&T, os estudos de caso em três
municípios de São Paulo e as convergências entre
os resultados das pesquisas realizadas em São Paulo e em
outros países. Os trabalhos desenvolvidos pela equipe do
Labjor integram-se também às pesquisas desenvolvidas na
London School of Economics coordenadas pelo professor Martin Bauer.
Público
pesquisado e modelo de déficit
Um
segundo aspecto a ser analisado por quem executa uma pesquisa de
percepção pública da ciência é a
escolha do público a ser entrevistado. Qual é a amostra
base adequada para representar de forma fidedigna a população
que se busca estudar? Alguns estudos mostram que enquetes de opinião,
nas quais a amostra é formada em grande parte por homens ou
pessoas de situação financeira mais elevada, tendem a
gerar resultados bem diferentes de amostras com outras
características. Os mesmos estudos apontam os fatores
culturais e cognitivos das pessoas pesquisadas como responsável
pelas diferenças nos resultados.
Uma
pesquisa de Dan M. Kahn, professor da Yale Law School, reforça
essa tese. Kahn analisou a percepção do risco associado
à nanotecnologia para 1600 norte-americanos de ambos os sexos,
com bom nível educacional e de diferentes grupos étnicos.
Tais pessoas foram divididas em dois grupos. Para um deles as
perguntas de percepção foram feitas sem que seus
membros tivessem acesso à informação alguma
sobre o tema. Para o outro, o questionário foi aplicado depois
delas terem contato com certa quantidade de informação.
No
grupo que não recebeu informação a percepção
de risco da nanotecnologia se diversificou conforme o gênero
dos entrevistados. Homens consideraram baixo o risco da
nanotecnologia uma vez comparados a mulheres em mesmas condições.
Nesse grupo não houve diferença de percepção
entre os gêneros. Já no grupo que obteve informação
prévia sobre nanotecnologia, a percepção de
risco foi menor entre os homens e maior entre as mulheres.
Os
resultados obtidos por Kahn servem de crítica ao chamado
“modelo de déficit”. Pois, eles mostram que não há
uma relação direta entre o acesso à informação
e a classificação positiva do risco da nanotecnologia
pelos vários grupos populacionais. Kahn também alega em
seu estudo que a informação que chega à
população não é neutra, objetiva e capaz
de derrubar posições obscurantistas, como prega tal
modelo por ele criticado. “A informação passa por
filtros culturais e políticos de cada indivíduo e isso
pode gerar diferentes percepções”, diz Kahn.
O
fato é que, ao longo da história das pesquisas de
percepção, uma série de críticas tem sido
feita ao “modelo de déficit” e ao seu impacto na
divulgação científica na tentativa de melhorar
os indicadores das enquetes. Escapar a esse modelo tem sido um
desafio enfrentado por muitos pesquisadores e divulgadores, que
pretendem pensar a divulgação e a percepção
pública para além da informação. Isso não significa negar a
importância da informação, visto que os índices
oferecidos pelas pesquisas anteriores, como lembra o pesquisador do
Labjor Yurij Castelfranchi, são considerados preocupantes. “Os
Estados Unidos estão entre os países com pior nível
de alfabetização científica, mas as pessoas têm
grande confiança em relação à ciência
e suas aplicações. Já na Europa, vários
estudos mostraram que os melhores níveis de conhecimento
científico se tornam às vezes sinônimos de um
maior nível de atenção crítica e
preocupação em relação a alguns setores
da ciência contemporânea e seu impacto social”.
Outras
influências nos resultados das enquetes
Se
a escolha do público reflete no resultado de uma pesquisa de
percepção pública da ciência, o trabalho
do entrevistador também pode pôr tudo a perder.
“Treinamento adequado aos entrevistadores é algo importante.
Pois, muitas vezes, eles incidem negativamente no resultado de uma
pesquisa ao colaborar de forma imprópria, expondo suas
opiniões enquanto ajuda o entrevistado a responder”, afirma
Carmelo Polino.
No artigo “Transgênicos e percepção
pública da ciência no Brasil” a professora do
Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), Julia Silvia Guivant, aponta outros fatores
que podem gerar distorções em pesquisas de percepção
pública da ciência. Entre eles estão a forma em
que é realizada a pesquisa (por
telefone, comum nos Estados Unidos ou face a face como ocorre na
América Latina e Europa) e a informação básica
oferecida aos entrevistados. Como exemplo deste último Guivant
cita o caso do termo “biotecnologia” que tem sido mais bem aceito
em alguns países do que o termo “organismos geneticamente
modificados”.
No
entanto, quando o planejamento da pesquisa e a supervisão do
trabalho de campo são bem executados, as pesquisas de
percepção geram bons indicadores que possibilitam a
formulação de políticas públicas bem
informadas. “Se um governo quer fomentar a leitura de livros
de divulgação científica, por exemplo, é
importante dispor de uma base empírica que diga qual a relação
do público com esses conteúdos comunicativos”, afirma Polino.
Padrão
nas pesquisas de percepção na ibero-américa
Desde
2005, a equipe da Ricyt que trabalha com percepção
pública de ciência, no Brasil liderada pelo
Labjor-Unicamp, enfrentou um novo desafio: encontrar um questionário
padrão que possa ser aplicado simultaneamente em todos os
países participantes do projeto. É que, segundo eles,
não adianta aplicar questionários de percepção
isolados sem criar uma forma de comparação dos
resultados entre os países.
Em
reunião ocorrida em abril deste ano em Campinas, pesquisadores
de vários países membros analisaram todas as pesquisas
realizadas dentro do projeto na busca da unificação dos
questionários.
Nessa
reunião foram estabelecidos quatro eixos de análise
para as próximas pesquisas. São eles: interesse e
informação em C&T, valorações e
atitudes sobre C&T, apropriação individual e social
da C&T e, cidadania e políticas públicas de C&T.
O grupo pretende lançar em breve um manual que oriente futuros
estudos dessa espécie.
Mas
essa equipe sabe que realizar pesquisas sobre percepção
pública com uma enquete única em diferentes países,
exige a compreensão em relação às
especificidades de cada país ou região. O possível
entendimento das perguntas devido às diferenças
culturais deve ser observado, assim como fatos científicos ou
políticos ocorridos no período de realização
da pesquisa podem influenciar aqueles que são diretamente
afetados por essas questões.
O
que não pode ocorrer é a interrupção da
seqüência de pesquisas, pois, “a verdadeira utilidade
das pesquisas de percepção pública da ciência
se revela quando se realizam seqüências temporais de
enquetes. Aí é que se tem a possibilidade de analisar,
por exemplo, o que mudou na percepção de gerações
sobre certas questões de capital importância para as
sociedades. Todavia, a América Latina está prematura
nisso. Os estudos precisam continuar e os pesquisadores precisam se
comprometer com eles”, conclui Polino.
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