REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
A banalização do banal - Carlos Vogt
Reportagens
Privacidade na rede: questões de segurança e de direito
Alessandra Pancetti
@candidato vai seguir você
Marcio Derbli
Plataformas sociais auxiliam a construção do conhecimento?
Cristiane Paião
A vida social numa rede de avatares
Danilo Albergaria
Os quinze minutos de fama e a espetacularização do cotidiano
Carolina Octaviano
Artigos
Redes sociais e sites de relacionamento: em busca de comunidades
Raquel Recuero
O jornalismo e a reconfiguração midiática
Mirna Tonus
Redes sociais de música: segmentação, apropriações e práticas de consumo
Adriana Amaral
Como o Wikileaks vem transformando jornalistas em decifradores de código
Tiago C. Soares
A internet na história dos movimentos anti-vacinação
Paulo Roberto Vasconcellos-Silva e Luis David Castiel
Resenha
A cauda longa
Por Rafael Evangelista
Entrevista
Alex Primo
Entrevistado por Por Bruna Azevedo
Poema
Figuração do tempo
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Entrevistas
Alex Primo
Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul fala sobre a relevância das redes sociais na internet e seu papel na mediação da comunicação

Foto: Paula D'Elia        

Por Bruna Azevedo
10/09/2010

Hoje, interatividade tornou-se palavra de moda. É possível encontrá-la relacionada com campanhas e slogans publicitários e em diversas atividades do dia a dia, em meio eletrônico ou não. Além disso, com o crescente aumento de internautas utilizando redes sociais, a interação se popularizou, garantindo fácil acesso da população a novas informações. Mas, afinal, como ela se dá nas redes sociais? Em 2007, o professor de pós-graduação em comunicação e informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alex Primo, escreveu o livro Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição, publicado pela Editora Sulina. Sua motivação foi a busca de uma resposta à indagação sobre o que realmente significa essa “interatividade”. Em entrevista concedida para a ComCiência, o pesquisador sugere alguns caminhos para se pensar sobre essa questão.

ComCiência – Em seu livro, o senhor fala sobre a interação nos processos de comunicação na internet. O que é, afinal, essa interatividade e qual é o papel da internet nesse processo?

Alex Primo – O que eu tento trabalhar no meu livro é a interação através do prefixo “inter”, que significa entre. Então, é a interação entre os agentes que media a comunicação e não os polos opostos. A internet é um ambiente para interação, mas a interação não é olhar só a tecnologia. A internet facilita a interação à distância, permite a recuperação de informação com agilidade e permite essa interação com milhares de pessoas.

ComCiência – O blog apareceu um pouco antes desse boom de redes sociais, como o Twitter e não se extinguiu. Pelo contrário, ele se consolidou e está cada vez mais presente na web. Como tem ocorrido a interatividade dos blogs?

Primo – O blog é um dos principais meios de comunicação com um texto coletivo, escrito e colaborativo. Uma pergunta a se fazer é onde termina o post do blog: na última linha do post ou com o último comentário? O post pode ser modificado com os comentários, é um registro de informações que contém dados adicionados pelos seguidores ou leitores daquele blog.

ComCiência – Essa grande interação proporcionada pela internet, juntamente com a grande quantidade de informações colocadas na rede, seria um obstáculo para o jornalismo? A mídia teria que se adaptar às redes sociais?

Primo – Essas redes sociais são mais uma fonte de informação. A maioria dos jornalistas tem blogs. A própria grande mídia tem seus blogs. Não há obstáculo, a não ser para aqueles jornalistas que fazem um mau jornalismo. As pessoas estão atrás de informações, não se importando de onde venham.

ComCiência – O microblog Twitter é um recurso muito usado atualmente por políticos, jornalistas, celebridades e todas as pessoas que se interessam em divulgar alguma informação na internet. A interatividade está sendo utilizada como ferramenta de marketing, promoção e jornalismo. Essa é a tendência?

Primo – O Twitter é o espaço que reúne diferentes falas e informações numa mesma rede social, conectando muita gente. Protegida ou não, a internet é um catalizador que fomenta uma discussão. Então, tudo que for divulgado lá se intensificará.

ComCiência – Falando em discussão, nessas eleições, o uso de redes sociais nas campanhas eleitorais tem sido intenso, assim como o debate online. Quais são as vantagens e desvantagens dessa utilização?

Primo No caso das eleições, o Twitter tem os dois lados: é mal utilizado, quando usado para apenas mostrar o político como santinho; e bem utilizado, quando usado para colocar a militância em discussão. Já para o debate, a vantagem na internet são as diferentes salas de bate papo para os fóruns, possibilitando uma maior participação num mesmo tempo.