10/09/2010
Hoje, interatividade tornou-se palavra de moda. É possível encontrá-la relacionada com campanhas e slogans publicitários e em diversas atividades do dia a dia, em meio eletrônico ou não. Além disso, com o crescente aumento de internautas utilizando redes sociais, a interação se popularizou, garantindo fácil acesso da população a novas informações. Mas, afinal, como ela se dá nas redes sociais? Em 2007, o professor de pós-graduação em comunicação e informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alex Primo, escreveu o livro Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição, publicado pela Editora Sulina. Sua motivação foi a busca de uma resposta à indagação sobre o que realmente significa essa “interatividade”. Em entrevista concedida para a ComCiência, o pesquisador sugere alguns caminhos para se pensar sobre essa questão.
ComCiência – Em seu livro, o senhor fala sobre a interação nos processos de comunicação na internet. O que é, afinal, essa interatividade e qual é o papel da internet nesse processo?
Alex Primo – O que eu tento trabalhar no meu livro é a interação através do prefixo “inter”, que significa entre. Então, é a interação entre os agentes que media a comunicação e não os polos opostos. A internet é um ambiente para interação, mas a interação não é olhar só a tecnologia. A internet facilita a interação à distância, permite a recuperação de informação com agilidade e permite essa interação com milhares de pessoas.
ComCiência – O blog apareceu um pouco antes desse boom de redes sociais, como o Twitter e não se extinguiu. Pelo contrário, ele se consolidou e está cada vez mais presente na web. Como tem ocorrido a interatividade dos blogs?
Primo – O blog é um dos principais meios de comunicação com um texto coletivo, escrito e colaborativo. Uma pergunta a se fazer é onde termina o post do blog: na última linha do post ou com o último comentário? O post pode ser modificado com os comentários, é um registro de informações que contém dados adicionados pelos seguidores ou leitores daquele blog.
ComCiência – Essa grande interação proporcionada pela internet, juntamente com a grande quantidade de informações colocadas na rede, seria um obstáculo para o jornalismo? A mídia teria que se adaptar às redes sociais?
Primo – Essas redes sociais são mais uma fonte de informação. A maioria dos jornalistas tem blogs. A própria grande mídia tem seus blogs. Não há obstáculo, a não ser para aqueles jornalistas que fazem um mau jornalismo. As pessoas estão atrás de informações, não se importando de onde venham.
ComCiência – O microblog Twitter é um recurso muito usado atualmente por políticos, jornalistas, celebridades e todas as pessoas que se interessam em divulgar alguma informação na internet. A interatividade está sendo utilizada como ferramenta de marketing, promoção e jornalismo. Essa é a tendência?
Primo – O Twitter é o espaço que reúne diferentes falas e informações numa mesma rede social, conectando muita gente. Protegida ou não, a internet é um catalizador que fomenta uma discussão. Então, tudo que for divulgado lá se intensificará.
ComCiência – Falando em discussão, nessas eleições, o uso de redes sociais nas campanhas eleitorais tem sido intenso, assim como o debate online. Quais são as vantagens e desvantagens dessa utilização?
Primo – No caso das eleições, o Twitter tem os dois lados: é mal utilizado, quando usado para apenas mostrar o político como santinho; e bem utilizado, quando usado para colocar a militância em discussão. Já para o debate, a vantagem na internet são as diferentes salas de bate papo para os fóruns, possibilitando uma maior participação num mesmo tempo.
|