Núcleo
apresenta nova ferramenta
para ensino especial
O
Núcleo de Informática Aplicada à Educação
(NIED) apresenta no dia 14 de dezembro, na Biblioteca Central
da Unicamp, mais um novo recurso tecnológico para a educação
especial. Trata-se de um traçador gráfico, ferramenta
que reproduz em relevo no papel desenhos virtuais produzidos por
pessoas cegas no computador. A ferramenta permite que os desenhos
possam ser percebidos pelo tato, e assim, sejam melhor "observados"
pelos alunos.
O
traçador gráfico foi desenvolvido a partir de um
tipo de impressora plotter, onde as canetas foram substituídas
por um dispositivo marcador de papel. Outras alterações
foram feitas pelo NIED, de acordo com a experiência de dois
meses de uso da ferramenta em uma escola especial na cidade de
Araras (SP). Foram implementadas, nesse período, proteção
ao sistema mecânico e estruturas lisas com bordas arredondadas,
para facilitar o manuseio e proteger o tato dos usuários
cegos.
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Traçador
gráfico acoplado a um microcomputador.
Foto: Vanessa Sensato
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De
acordo com João Vilhete, coordenador do NIED, antes do
traçador, os alunos cegos da escola especial desenhavam
manualmente usando papel e giz de cera. Os desenhos eram percebidos
através dos decalques feitos pelo giz de cera sobre o papel.
Com o uso do traçador, os alunos passaram a desenhar utilizando
o software educacional SuperLogo, que permite que o desenho seja
criado através de comandos simples dados pelos alunos para
o computador. Segundo Vilhete, esse uso trouxe ainda mais ganhos
pedagógicos para os alunos especiais. "Ao mesmo tempo
em que os alunos aprendem a reconhecer figuras geométricas,
via tato, eles também aprendem sobre a lógica e
a descrição de idéias utilizando o computador",
explica.
Vilhete
diz que outro benefício é a construção
da autonomia desses alunos. "A ferramenta cria condições
para que a pessoa cega faça [o desenho] por si mesma e
tenha como resposta um feedback em alto relevo. Assim, ela mesma
pode checar o que produziu", descreve. Segundo o pesquisador,
esse pode ser um incentivo ao aprendizado. "O fato de eles
poderem formalizar uma idéia utilizando o computador e
obter um resultado concreto com o desenho no papel serviu de grande
incentivo para a aprendizagem", afirma Vilhete.
A apresentação da ferramenta faz parte das atividades
do evento "Todos
Nós - Unicamp acessível", que traz para
a exposição pública vários trabalhos
desenvolvidos pela comunidade da Unicamp na primeira Oficina Projeto
Acesso, Permanência e Prosseguimento da Escolaridade de
Nível Superior de Pessoas com Deficiência: Ambientes
Inclusivos.