Software
auxilia portadores de baixa visão no uso do computador
O
mercado de software preocupa-se, primordialmente em atender às
necessidades de pessoas com visão normal ou mesmo com perda
total de visão, para os quais são normalmente usados
sintetizadores de voz, como o Dosvox, o Virtual Vision e o Jaws,
que fazem a leitura da tela. “Os portadores de baixa visão
são esquecidos”, lamenta Maria Betânia Bôer,
pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à
Educação (Nied), ambos da Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp) responsável pelo desenvolvimento
de um programa pioneiro voltado para esse público. A nova
ferramenta potencializa o resíduo visual dos portadores
de baixa visão e dá maior autonomia para o seu uso.
São considerados portadores de baixa visão aqueles
que enxergam entre 10% e 50% do que uma pessoa normal enxerga.
Segundo Bôer, as pessoas desse grupo, em geral, não
se distinguem facilmente daquelas consideradas cegas ou, dependendo
do seu grau de percepção da luz, das que têm
visão normal. Essa dificuldade de distinção
pode trazer alguns problemas, como o baixo rendimento escolar
por causa de ausência de ferramentas educacionais com indicação
específica para esses casos.
A ferramenta desenvolvida pela pesquisadora feito em colaboração
com o Instituto de Computação da universidade consiste
em um software com recursos de desenho, pintura e escrita e tem
como objetivo melhorar a visualização e o uso dos
conteúdos em um monitor de computador a partir da ampliação
da tela e do jogo de contrastes de cores. O software recebeu o
nome de Quatro Estações, porque possui quatro diferentes
configurações de cores, cada uma representando uma
estação do ano. Para primavera, as cores são
fundo amarelo, com caracteres pretos; no verão, as cores
são preto e branco; no outono, vermelho e branco; e no
inverno, azul e branco. De acordo com a Bôer, foram escolhidas
as cores que melhor se adaptaram às dificuldades apresentadas
pelos usuários portadores de baixa visão.
O Quatro Estações foi desenvolvido a partir de uma
pesquisa de campo feita em duas escolas do interior de São
Paulo voltadas para atendimento de alunos com necessidades especiais.
Na Escola Especial da cidade de Araras, os testes avaliaram a
ferramenta na prática e a cada resultado foram feitas novas
alterações no programa, até a sua oitava
versão. Os alunos usaram o software para criação
de cenários e desenhos, reunidos em um livro também
construído a partir da mesma ferramenta. Já na Associação
de Deficientes de Fernandópolis, foi usada a última
versão da ferramenta, para confirmar a sua qualidade e
adequação às necessidades dos alunos de baixa
visão.
Nessas escolas, o programa Quatro Estações foi usado
em conjunto com uma mesa digitalizadora tablet (uma pequena
plataforma que exerce a função de mouse) e a uma
caneta especial, que permitiram a reprodução dos
movimentos da caneta de forma ampliada na tela do computador.
“Mas também é possível usar a ferramenta
sem a mesa digitalizadora. É só substituir por um
mouse”, afirma Maria Betânia Bôer. Ela afirma
que o grande benefício verificado é que o software
permite que o aluno trabalhe a uma distância razoável
da tela do computador, ao invés de ter que aproximar muito
os olhos do monitor, ou mesmo da caneta, para observar o que está
desenhando ou escrevendo. “Ao forçar os olhos, o
aluno pode piorar seu resíduo visual”, enfatiza.
De acordo com dados do último censo escolar do Ministério
da Educação, no período de 1996 a 2000, a
matrícula de alunos com algum tipo de deficiência
visual na educação básica apresentou um aumento
de 134,2%. Entretanto, ainda há falta de profissionais
preparados para atender a esses alunos, e mesmo falta de ferramentas
indicadas para certas especificidades. Dados do último
censo realizado pelo IBGE em 2000 indicam que aproximadamente
9,8% da população brasileira possuía algum
tipo de deficiência visual, índice muito acima do
previsto pela Organização Mundial de Saúde
(OMS), que estima um número de portadores de deficiência
visual entre 1% e 1,5% da população total de países
em desenvolvimento.