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Veículos são responsáveis por 95% da poluição no meio urbano


Inspeção veicular, melhoria na qualidade dos combustíveis e uso de carros a álcool. Essas são as três medidas imprescindíveis para a diminuição da emissão de poluentes do ar, segundo o professor da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Edson Tomaz. Ele investigou os dados coletados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em 2004, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. Os resultados foram apresentados durante o Fórum Permanente de Energia e Ambiente, realizado no dia 8 de novembro, na Unicamp.

Tomaz pesquisa poluição do ar há seis anos. De acordo com os dados levantados por ele, mais de 95% da poluição nos grandes centros urbanos são provenientes de veículos automotores. Entre esses, os motores a diesel são os principais responsáveis pela emissão de poluentes, enquanto os veículos movidos a álcool são os que emitem menos quantidade de compostos químicos poluentes.

O pesquisador explica que tanto veículos com motores a álcool, como os movidos a gasolina ou diesel emitem monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e partículas sólidas. Porém, esta emissão se diferencia de acordo com o tipo de combustível. Outro poluente, o dióxido de enxofre, aparece somente na combustão da gasolina e do diesel. A grande diferença é o volume de compostos gerados em cada um dos processos de queima. “O motor a diesel emite 80 vezes mais óxidos de nitrogênio por quilômetro rodado e 30 vezes mais monóxido de carbono do que os motores a álcool. Além disso, o motor a diesel libera 8 vezes mais partículas sólidas e 3,6 vezes mais dióxido de enxofre do que os motores a gasolina”, compara.

Uma das explicações para a quantidade de poluentes lançada pelos veículos a diesel, esclarece Tomaz, está no fato de esses carros não terem catalisador. O catalisador é uma espécie de filtro que ajuda a converter os compostos altamente poluentes em menos poluentes, por meio de reações químicas dentro dos motores. Outro agravante está na vida útil dos motores. Quanto mais antigos, mais poluentes eles liberam. “Os que são a diesel têm vida útil de 70 mil quilômetros aproximadamente. A dos demais chega a 300 mil quilômetros”, diz.

Atualmente, cerca de 6% da frota da região metropolitana de São Paulo possui motor a diesel. Para se obter a diminuição na geração de enxofre, no caso dos veículos a diesel, e a redução na quantidade de outros poluentes, seria imprescindível a adoção de catalisadores em todos esses veículos. Mas a manutenção da qualidade dos demais combustíveis também é importante para a redução da emissão de poluentes do ar, assim como a verificação do funcionamento dos motores.

Quanto à inspeção veicular, Tomaz lembra que ela foi regulamentada por meio da resolução nº 84, de 19 de novembro de 1998, de acordo com o artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro. Por meio dessa legislação, cada estado deveria fazer uma inspeção anual em todos os carros e um dos itens a serem analisado é a emissão de poluentes. O pesquisador afirma, entretanto, que apenas o estado do Rio de Janeiro iniciou a implantação do sistema, ainda que não esteja funcionando efetivamente.

Frota cresce, poluição também
Ao observar as curvas de quantidade de poluentes emitidos ao longo dos anos, Tomaz afirma que houve uma redução na emissão de gases ao longo da década de 90. Ele acredita que a redução ocorreu em decorrência da legislação e da popularização dos veículos a motor bicombustível (os chamados “flex”), que permite que o motor funcione tanto com gasolina como com álcool.

Apesar de a curva estar atualmente estável, Tomaz espera aumento da emissão de poluentes gerados por veículos, devido ao crescimento da frota. A média de aumento na quantidade de carros nos últimos anos foi de 6% ao ano. “Por um lado, estamos reduzindo o volume de poluição por unidades de veículos, por outro, temos o crescimento do número de unidades emissoras de poluentes. O crescimento da poluição provocada por veículos é uma questão de tempo”, conclui o pesquisador.

Atualizado em 25/11/05
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