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Dominação cultural cria máquinas como vilões nas ficções científicas


As distopias - antônimo do país descrito no livro Utopia de Thomas Morus - presentes nos livros e filmes de ficção científica que apresentam a luta de homens contra máquinas vilanizadas, precisam ser entendidas tendo-se em vista as relações de dominação de gênero e da cultura ocidental sobre as outras. Esse é o argumento defendido pela filósofa norte-amerciana, Maureen Linker, professora da Universidade de Michigan-Deaborn e expresso no artigo Why should ideal reasoners become evil computes? (Porque racionalistas ideais se tornam computadores do mal?), publicado no último número da revista científica Science as Culture.

Para Maureen, entender os computadores que se voltam contra os homens nas obras de ficção como expressão de uma tecnofobia é muito pouco. O que está em jogo nessas obras da cultura popular é, na verdade, uma prática de expiação da culpa da racionalidade ocidental. As obras colocam os computadores como o lugar da racionalidade extrema, da pura lógica, enquanto os homens são oprimidos pelas máquinas, assumindo o papel de vítimas inocentes. "Para ser inocente alguém precisa ser culpado, uma lei natural que leva os grupos sociais a forjarem sua inocência nas costas dos outros", acrescenta, citando a analista cultural Shelby Steele.

A filósofa aproveita, ainda, para questionar a existência de uma razão universal, que não seja derivada de uma visão originada de uma cultura em particular. Ela cita o Cyc, um dos maiores experimentos em inteligência artificial realizados atualmente. O Cyc - a palavra é uma abreviação para encyclopedia - é um projeto que se dedica a reunir a maior parte do senso comum produzido pela humanidade. "Esse sistema ignora as diferenças políticas e sociais e o papel do poder na aferição do que é o senso comum. Ao invés disso, os pesquisadores estão procurando por um conjunto de verdades generalizadas que sejam universais e obviamente racionais", afirma Maureen. Os criadores do Cyc estariam inserindo o que é tomado como verdade pela cultura ocidental e atribuindo as respostas da máquina a uma racionalidade neutra.

"Esse projeto tem pouca relação com o cuidado e a preocupação com a experiência humana particular e, como resultado, a 'inteligência' é construída do ponto de vista de um ser isolado consciente resolvendo problemas altamente específicos buscando derrotar adversários potenciais", diz. Para criticar o projeto, ela baseou-se em declarações dos próprios pesquisadores que afirmaram que, se conseguissem fazer com que a máquina fosse capaz de deduzir teoremas e jogar xadrez ela seria inteligente. "Para esses pesquisadores, 'saber que...' vem antes de 'saber como'. A inteligência está condenada a ser a capacidade de dedução racional e o desenvolvimento de estratégias simbólicas", conclui.

Atualizado em 08/03/04
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