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Concurso pretende identificar e preservar
patrimônio histórico brasileiro

Promover a identificação de novos bens culturais e a revitalização do patrimônio já existente é o objetivo do concurso "Tesouros do Brasil" promovido pela Fiat em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O concurso, que tem inscrições até o dia 20 de novembro, destina-se a alunos do ensino fundamental e médio que serão orientados por seus professores. "Nosso objetivo é valorizar o patrimônio cultural, já conhecido ou não, que exista em cada bairro, cidade ou região do Brasil. A palavra tesouro traduz o espírito do projeto já que os estudantes serão verdadeiros exploradores, pesquisadores e desbravadores de bens culturais de sua região", conta Carla Dworecki, diretora de atendimento do projeto.

Para auxiliar os professores na tarefa de orientação dos grupos de alunos foi criado um guia didático. Dividido em três partes ele traz noções sobre cultura, patrimônio e suas classificações, a metodologia específica da educação patrimonial e finalmente aponta caminhos para preservação do patrimônio cultural. A participação acontece em grupos de, no mínimo, cinco alunos sendo obrigatória a presença de um professor responsável pelo trabalho. Cada escola pode inscrever quantos grupos quiser. Os alunos devem identificar bens culturais que considerem importantes para a identidade cultural de sua cidade.

Depois de escolher o bem, é preciso fazer um levantamento histórico sobre ele. O grupo poderá selecionar um bem cultural já reconhecido na localidade ou propor que um novo bem faça parte do patrimônio cultural da cidade. Podem ser prédios históricos, paisagens, acervos de livros, museus, praças, festas folclóricas, entre outros.

As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto, que já recebeu quase cinco mil visitas desde o lançamento do concurso. Um dos projetos inscritos, do Ceará foi feito por alunos da sétima série de uma escola estadual da cidade de Barbalha, que iniciaram pesquisas sobre os grupos folclóricos da região, como os Penitentes e o Reizado.

Educação patrimonial
O concurso busca também fortalecer a educação patrimonial com objetivo de levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural. "Patrimônio sem 'educação para o patrimônio' se reduz a um culto de objetos desprovidos de sentido. Educar para e com o patrimônio é educar para que cada um se sinta parte de um processo de construção do seu ambiente cotidiano e até do seu país", acredita a coordenadora do setor de Cultura da Representação da Unesco, Jurema de Sousa Machado, que colaborou na elaboração do projeto.

Uma questão importante na educação patrimonial é desfazer a relação de que patrimônio só existe nas cidades históricas ou distantes de nós. Segundo os organizadores do concurso, o patrimônio deve ser pensado como parte do cotidiano, como algo vivo e dinâmico. "A questão do patrimônio ainda está carregada de conceitos antiquados. Grande parte da população ainda o relaciona a coisas antigas e guardadas em museus", explica Erick Krulikowski, líder do projeto "Tesouros". Para ela, a criação do 'Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial', em 2000, está ajudando a modificar esse quadro ao introduzir uma perspectiva de patrimônio mais próxima da população. "Mas ainda existem muitos obstáculos", conclui.

O julgamento dos projetos será feito por historiadores, técnicos do Iphan e representantes da Unesco. Para Carla Dworecki, julgar os projetos é uma etapa extremamente difícil. "A descrição do bem cultural e a justificativa para que ele seja considerado importante será levada em conta na seleção", explica. Cada prêmio, para os quatro melhores trabalhos, é constituído por um troféu, um certificado para cada aluno e professor participante e ainda uma verba de R$ 7 mil para dar início à implantação da proposta de ação de sensibilização da comunidade sobre o patrimônio escolhido. Os professores responsáveis receberão ainda um cheque no valor de R$ 3 mil. Além dos trabalhos premiados, serão escolhidos outros 46 projetos, que farão parte do livro "Tesouros do Brasil", a ser editado e distribuído em escolas, bibliotecas e museus.

Patrimônio imaterial
No ano 2000 foi instituído no Brasil o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, um novo instrumento de preservação do patrimônio cultural brasileiro. O Patrimônio Cultural Imaterial inclui as formas de expressão de um povo, seus modos de criar, fazer, de viver, de agir, seu conhecimento, seus costumes e instruções. Mais informação no Iphan.


Leia mais sobre o assunto:
-A construção histórica do patrimônio público

Atualizado em 31/08/04
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