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Marketing na ciência denuncia a
falta de investimentos no setor

Não apenas as grandes empresas preocupam-se em vender uma boa imagem de seus produtos, mas os cientistas e as instituições científicas também utilizam o marketing para solidificar a imagem benevolente da ciência, estimular a confiança e o investimento em pesquisas. Foi o que observou Alessandra Pinto de Carvalho em sua tese de doutorado defendida na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). "Os pesquisadores muitas vezes reclamam que os jornalistas são sensacionalistas e buscam apresentar nas matérias apenas o que interessa à mídia, mas eles fazem a mesma coisa quando estão à frente das produções e podem monitorar o que vai ser divulgado no vídeo", afirma a pesquisadora, que analisou nove documentários em vídeo encomendados por instituições públicas de pesquisa à empresa Videociência, produtora independente de vídeos.

Para explicar como funciona o marketing da ciência, Carvalho compara a atividade científica a de uma "empresa" que vende idéias, ou seja, o conhecimento produzido. Nesse mercado não há bens duráveis, mas sim um conjunto de símbolos, teorias e fórmulas que podem ser transmitidas como propaganda e desse modo, obter o reconhecimento dos setores de incentivo com verbas e investimentos. "Posteriormente, isso até pode ser retornado para o mundo em forma de produtos duros, mas o mercado do conhecimento está mais ligado ao mercado de símbolos", completa.

A pesquisa intitulada A divulgação e o marketing da ciência - uma análise do documentário como instrumento híbrido de comunicação científica pública analisou a estrutura e o formato de documentários produzidos entre os anos de 1990 a 2000, com ênfase para os tipos de discursos, argumentos, personagens, apresentação e contexto. O mais antigo vídeo analisado foi produzido para o instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1994, de título SCDI - O Brasil no espaço, que trata das bases do programa de pesquisas que proporcionou o lançamento do primeiro satélite brasileiro. Um dos documentários mais recentes é O méson pi e a ciência no Brasil (1999), que trata dos estudos de física no país, com ênfase para a participação de César Lattes na história da ciência brasileira. O vídeo foi encomendado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e pela Academia Brasileira de Letras.

Para a interpretação dos vídeos foram utilizados conceitos e funções de marketing e propaganda institucional. As análises mostraram que esse tipo de produção audiovisual ultrapassa a forma jornalística do discurso imparcial e imprime no texto a visão do produtor. "A imagem da atividade científica que se apresenta é aquela que promove o bem de todos, o progresso da nação e do conhecimento. Agregando estas percepções com as recomendações da divulgação empresarial, lançamos o conceito de marketing científico", explica Carvalho, que contou com a orientação do professor e jornalista científico Wilson da Costa Bueno.

De acordo com especialistas, o emprego do marketing no campo científico nem sempre é visto com bons olhos. Wilson Bueno acredita que o marketing pode ser positivo quando mostra a importância e a necessidade de se investir em ciência, mas o próprio conceito e a prática usual do marketing da ciência extrapolam os limites éticos e vinculam-se à promoção de produtos e pessoas, sem que haja compromisso com a qualidade da informação e com a democratização do conhecimento.

Atualizado em 29/07/04
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