Por Giovanna Teixeira Gama
Lançado em 2022, o filme Argentina, 1985, dirigido e coescrito por Santiago Mitre, é uma produção original da Amazon Prime Video e conta com parceria das produtoras La Union de Los Rios, Kenya Films e Infinity Hill. Indicado ao Oscar, o longa-metragem argentino vai concorrer neste ano como Melhor Filme Internacional.
A produção é inspirada na história real de Julio Strassera (interpretado por Ricardo Darín), e Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani), promotores no julgamento dos militares que estiveram no poder durante a Ditadura Militar Argentina. O julgamento das juntas foi o primeiro em que um tribunal civil julgou e condenou comandantes militares que participaram ativamente dos crimes cometidos durante o período.
O filme se passa no ano de 1985, no período de redemocratização, quando foi possível instaurar um processo civil contra o alto escalão militar envolvido na ditadura, sob liderança de Strassera, Ocampo e uma jovem equipe inicialmente até desacreditada pela pouca experiência.
Durante o filme são mostrados dolorosos depoimentos de testemunhas que foram presas e torturadas e também de familiares que tiveram seus entes sequestrados, ameaçados e mortos. Os relatos baseados nos reais depoimentos causam comoção nos espectadores.
O histórico julgamento de 1985 revelou os horrores da ditadura militar na argentina, e puniu os responsáveis pelos crimes que aconteceram durante o período – diferentemente de outros países da América Latina que sofreram com ditaduras e pouco apuraram e puniram os crimes cometidos.
Argentina, 1985 narra um capítulo importante da história do país, que encarou os crimes cometidos pelos militares e julgou e puniu os responsáveis, mostrando a importância de um país acertar suas contas com o passado.
Giovanna Teixeira Gama é aluna do curso de Ciências Sociais na Unicamp e bolsista do Labjor