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Clones e medos crônicos
Carlos Vogt

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Artigos:
Nada contra a clonagem
Bernardo Beiguelman

Clones na mídia
Hélio Schwartsman

Humanos ao amanhecer
Ulisses Capozoli
Seres Híbridos & Clones: da literatura para as telas, das telas para a realidade
Edgar Franco
Poema:
Clones
Carlos Vogt
 
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Humanos ao Amanhecer

Ulisses Capozoli


Se a ficção científica for lida como história do futuro, a clonagem humana é um evento tão previsível como o próximo eclipse do Sol. As evidências disso estão no passado. Durante o século 18, a idade de ouro dos autômatos, tentou-se, com base em recursos de relojoaria, forjar criaturas capazes de repetir os mínimos movimentos de homens e animais. Foi um esforço mecânico na reprodução da Natureza.

Pode parecer ingênuo, mas a verdade é que engenho e arte combinaram-se com resultados surpreendentes. Na França, Jacques de Vaucanson (1709-1790) foi um dos construtores de seres artificiais. Seu famoso pato encantou os visitantes da exposição de Paris, em 1738. O animal mecânico de Vaucanson imitava todos os movimentos de um pato natural, incluindo a alimentação e apenas uma asa tinha mais de 400 peças articuladas. Além do pato, seu tocador de flautas era capaz de executar doze diferentes trechos musicais.

Vaucanson foi apenas um, num conjunto crescente de criadores de autômatos, como Joseph Faber (1800-1850) ou Thomas Edison (1847-1931), o conhecido inventor norte-americano, pai da lâmpada elétrica incandescente.

As criaturas mecânicas de Faber faziam perguntas e ofereciam as respostas. As bonecas falantes de Edison encantaram adultos mais que crianças. Um "homem-vapor", desenvolvido em 1893 por um certo George Moore, caminhava com o dobro da velocidade de um humano: 14 quilômetros por hora. No século 17, um oficial conhecido por De Gennes construiu um pavão que tanto caminhava, como o homem de Moore, como ingeria alimentos, caso do pato de Vaucanson.

Como acontecia nos navios, onde boa parte dos comandantes tinha, em sua cabine, uma mulher-boneco, a "mulher do capitão", para satisfazer seus desejos em alto-mar, também em terra, no libertino século 18, foram desenvolvidos autômatos com finalidades sexuais. Tudo isso animado pelos movimentos de um árvore dentada, peça talhada para produzir uma seqüência de movimentos previamente definidos num sistema de engrenagens.

Talvez valha a pena lembrar que no século 18 um legado cartesiano descrevia o mundo como um gigantesco mecanismo de relojoaria. Era a cosmologia da época. E cosmologia, mais que uma descrição de como o Universo nasceu e evolui, é a imagem que cada época plasma da experiência de estar no mundo.

O ataque mais agressivo à cosmologia mecânica do cartesianismo foi feito por Isaac Newton, com a gravitação universal. Um sistema mecânico não combina com forças agindo à distância, sem qualquer materialidade aparente, caso da gravitação.

A criação de seres artificiais tem sido naturalmente associada, por historiadores da ciência, ao desenvolvimento dos computadores, no século 20. Mas, certamente, pode-se encontrar aí também um sinal da solidão humana. Pigmaleão, jovem rei de Chipre, segundo relata Ovídio, moldou, com as próprias mãos, uma estátua de marfim pela qual apaixonou-se. Seu sofrimento só foi contido pela intervenção de Afrodite, deusa do amor, que deu vida à criação.

Ao concluir a escultura de David, Michelangelo ordenou que falasse. Como muitos, ele também escolheu a palavra para humanizar inteiramente suas criações. Se essas obras, por muitas razões, não fossem todas portadoras de uma poderosa atração, como entender a estranha emoção de se aproximar da Pietá?

Não só o passado recente, mas também a antiguidade, estão povoados de seres artificiais, mostra o historiador da ciência francês Philippe Breton. Homero localiza em Ilíada a presença de "criadas de ouro" que ajudavam Hefaistos, o deus aleijado a caminhar. E Hefaistos, com sua insuspeita restrição física, é um criador de seres artificiais, trabalho que executa em parceria com a deusa Atena, protetora da guerra, das armas e da tecelagem.

Dédalo, o famoso escultor cretense do século 7 antes de Cristo, foi um dos precursores mais remotos do que, possivelmente venham a ser, num futuro próximo, as clonagens humanas. Suas estátuas, com olhos abertos, pernas bem separadas para caracterizar movimento, braços estendidos, desfrutavam da crença de poderem andar.

Breton divide as criaturas artificiais em duas diferentes famílias: as que realizam trabalho pesado e as supervisoras. São os ancestrais dos robôs industriais e dos sistemas de controle de qualidade. Além delas, refere-se aos homúnculos e aos seres lógicos. Os homúnculos permitem que seus criadores, masculinos, possam dispensar as mulheres para a continuidade da espécie. Os seres lógicos são os avós dos computadores.

Como ocorreu com o jovem rei de Chipre, a criação de mulheres artificiais tem sido um tema recorrente na ficção científica, tanto em livro como no cinema. Neste caso, longe de se tratar de pura misoginia, é uma evidência da profunda solidão humana.

Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Holenhein, o Paracelsus, médico e alquimista suiço (1493-1541) foi um dos que se esforçaram para assegurar a reprodução fora do útero materno. Seus homúnculus são anões de aparência desagradável com acesso a conhecimentos vedados à condição humana. São gerados por uma combinação de esperma e sangue, segundo uma velha tradição, partilhada por Aristóteles e Plínio, baseada na idéia de que toda espécie humana teve origem nos rins do primeiro homem ou no ovário da primeira mulher.

Quanto ao futuro e os relatos da ficção científica, a obra mais perturbadora sobre clonagem humana certamente é a novela de Philip Dick que Ridley Scott levou para o cinema, em 1982 com o título de Blade Runner - o Caçador de Andróides. Na história, o blade runner Deckard está encarregado da eliminação de andróides que retornam à Terra para ampliar seus curtos períodos de vida. O filme teve, curiosamente, duas versões. Em ambas, Deckard apaixona-se por uma andróide e foge com ela para o desconhecido. Numa nelas, fica a forte impressão de que ele mesmo é um andróide.

Robert Heinlein (1907-1988) autor de Stranger in a Strange Land, em 1958, escreveu Methuselah's Children. O caso envolve as "famílias Howard", um grupo de 100 mil pessoas beneficiadas, por experiências genéticas, a chegarem aos 150 anos de idade. Desmascarados em 2125, devem partilhar este privilégio com os demais.

Ao tratar da longevidade, via manipulação genética, Heinlein se aproxima do universo de Philip Dick, onde o útero humano foi, definitivamente, transferido para o laboratório.

Religiosos e bioéticos, por razões diferentes, compreensíveis e necessárias, estão na linha de frente do combate ou, no segundo caso, ao menos numa condução humanista para as pesquisas científicas relacionadas à clonagem. Religiosos, de uma maneira geral, têm contra si o fato de sustentarem, quase sempre, uma verdade definitiva para o mundo. Isso levou à proibição de investigações anatômicas, ao longo de praticamente toda a Idade Média, período em que, no Ocidente, a racionalidade cedeu espaço à teologia.

Os bioéticos estão numa posição delicada. Devem enxergar o futuro além dos condicionamentos especialmente religiosos de hoje que, longe de refletir uma preocupação com a humanidade do homem, temem que suas construções, algo definitivas, desabem mais uma vez.

Se a questão da humanidade dos homens for posta a nu, para uma reflexão profundamente necessária, então a partilha das riquezas da Terra deveria ser a primeira providência para se eliminar injustiças inaceitáveis num certo estágio de civilização. Quando pode-se, por exemplo, construir radiotelescópios e assim entrar em contato com outras possíveis inteligências da Galáxia. Neste caso, um continente inteiro, como a África, teria seu sofrimento amenizado pelo conhecimento da ciência. Esse seria um passo de sete-léguas em direção à humanização do homem, livre de sofrimentos antigos como a fome, a sede e o frio. À ciência cabe diminuir o sofrimento humano e não eliminar sua solidão, um sentimento que nasceu com o homem e deverá acompanhá-lo até o fim.

Perguntas ingênuas querem saber se o clone de alguém é ele próprio. Como isso poderia ser possível? Qualquer identidade só pode resultar de um processo histórico, específico a cada um dos fenômenos do mundo. No caso de um clone, um fato histórico fundamental é que que se trata de um clone. Este é o ponto de partida, ou de chegada, faz pouca diferença.

Mas isso, de forma alguma, deve sugerir que um clone seja menos humano. A novela de Philip Dick, ele próprio um atormentado solitário, é o melhor argumento para este ponto de vista. Os humanos, de uma ou outra maneira, são todos clonados pelo tempo por processos que transformaram órgãos inteiros, como patas em mãos, tendo como fonte de energia a sexualidade. Até agora, a Natureza foi a única responsável por esticar tendões, reconfigurar músculos, eliminar apêndices dispensáveis e substituir peles antigas, grossas e peludas do corpo humano. A partir de agora, a ciência também pode aprender a fazer isso: redesenhar o homem.

A reconfiguração do homem tem muitos precedentes históricos preocupantes. Mas acenar com os riscos do passado, para negar o futuro, certamente não é a melhor maneira de se conduzir. As futuras viagens espaciais, ainda neste século, vão exigir novas condições de suas tripulações. A pergunta, neste caso, é se é mais humano enviar nessas longas jornadas pelo espaço -- em condições de imponderabilidade, que esfacelam músculos, estruturas ósseas e resistência cardíaca -- tripulações geneticamente adaptadas ou tripulações, digamos, convencionais.

Tanto o papa quanto o presidente norte-americano, George W. Bush, já se disseram contrários à clonagem e, em quase todo o mundo, os congressos criam leis para tentar vetar essa possibilidade. Se a palavra do papa bastasse, Galileu não teria existido enquanto um dos fundadores da ciência moderna, essa mesma que quer reproduzir o homem. Quanto ao presidente dos Estados Unidos, nem sempre um cowboy tem a última palavra. Em relação aos congressos, desde a divisão dos poderes proposta por Montesquieu, em 1748, a função do legislativo é auscultar e atender às necessidades de novas demandas sociais. Ao menos nas sociedades democráticas. E isso implica em uma constante mudança de posição.

Uma cobertura um tanto sensacionalista da mídia interpreta a clonagem humana com um divisor de épocas, como o início de uma nova era. Talvez venha a ser assim. De qualquer forma, a história continua e, neste caso, a reprodução do homem pelo homem será apenas mais uma manifestação do novo.

O horizonte de eventos, de qualquer maneira, como sempre, estará repleto de possibilidades. Uma delas deve ser as máquinas de von Neumann, mecanismos capazes de executar suas próprias concepções e desenvolvimento. Qual o limite que uma máquina, um autômato, um robô, pode atingir? No conto A Sentinela, que deu origem ao 2001, Uma Odisséia no Espaço, Arthur Charles Clarke confere sentimentos bem humanos a HAL, o computador de bordo.

A fusão homem-máquina, outro dos arquétipos recorrentes na ficção científica, certamente é ainda mais embaraçosa que a clonagem bioquímica. Mas nenhuma delas pode ser considerada como uma dessacralização do mundo. Este acontecimento, na verdade, se deu há quase 400 anos, quando Francis Bacon recomendou o domínio da natureza. O mecanicismo reduziu a mitologia à época de uma pretensa ingenuidade humana, como se agora vivêssemos a plenitude dos tempos.

Os clones podem ser o início de uma nova era, com alterações radicais no nascimento e morte, os dois extremos da vida. Mas, neste amanhecer ainda seremos humanos. Ao menos foi essa a promessa que nos fez Philip Dick.

Ulisses Capozoli é jornalista especializado em divulgação científica é mestre e doutorando em ciências pela USP e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC)

Atualizado em 10/12/2001

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