Angra 2

Glossário

1. Biomassa - Composto de origem orgânica, passível de ser utilizado para produção de energia, através de queima. Um exemplo é o bagaço de cana-de-açúcar.

2. Combustíveis fósseis - Carvão, petróleo e gás natural. Material de caráter não-renovável (finito) que se extrai da terra. Para gerar energia ele tem de ser queimado. O petróleo e o gás são formados a partir da decomposição e soterramento de animais e plantas marinhas. O carvão vem da acumulação de plantas terrestres, parcialmente decompostas, que crescem em ambientes de pântanos.

3. Criticalidade - Estado de um reator nuclear em que cada nêutron libertado em uma fissão produz, em média, outra fissão, estabelecendo uma reação em cadeia.

4. Descomissionamento - Desmontagem definitiva e descontaminação das instalações de uma usina nuclear.

5. Entropia - O grau de desordem dos sistemas é caracterizado pela entropia. Um gás, com suas moléculas desordenadas, se expande para preencher todo o volume de um recipiente. Um sólido tem a forma bem definida pelo ordenamento de suas moléculas. Quanto maior o desordenamento maior a entropia, portanto, o gás tem maior entropia do que o sólido.

6. Força nuclear forte - Uma das quatro forças fundamentais da natureza. A interação forte é a que mantém os prótons e nêutrons unidos no núcleo atômico. Os elétrons, por exemplo, estão ligados aos núcleos atômicos pela força eletromagnética com energia de aproximadamente dez unidades (denominadas elétron-volts) e a força nuclear forte liga os prótons e nêutrons com energia de aproximadamente dez milhões de unidades.

7. Meia-vida - Tempo que deve decorrer para que metade dos átomos de uma substância radioativa se desintegre. Pode variar de frações de segundo até bilhões de anos. Por exemplo, a meia-vida do urânio-238 é 4,5x10^9 anos, a do elemento rádio-226 é 1,6 anos e a do iodo radioativo, iodo-128, é 25 minutos.

8. MW - Mega Watt - Watt é a unidade de potência, ou seja, energia produzida ou trabalho realizado, por segundo. As unidades maiores de potência são o quilowatt (1kW=1000 W) e o megawatt (1MW=106 W). Tais unidades são usadas na indicação das potências das máquinas ou da taxa do suprimento de energia elétrica.

9. Nucleoeletricidade - Eletricidade gerada por usinas nucleares.

10. Urânio - 235 - Elemento metálico, branco e denso. É radioativo, decaindo para chumbo depois de um longo período. O urânio ocorre naturalmente na forma de três isótopos (elementos com o mesmo número de átomos e massas diferentes), de número de massa 234, 235 e 238. De todo o urânio disponível, apenas 0,71% é de urânio-325, mas ele é o único isótopo de ocorrência natural físsil, isto é, que pode ser cindido por um nêutron para formar núcleos menores e liberar energia.

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10,