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Cobertura de prostituição infantil
pela
mídia é sensacionalista

"Mirian não estava entendendo nada. Há três dias viajava pelo rio em busca de um emprego prometido pela irmã. Mas no porto foi recebida pelo dono uma boate. (...) Teve que amargar um mês até se libertar e ir embora da cidade". Esta é uma das meninas personagens do livro Meninas da Noite, do jornalista Gilberto Dimenstein, fruto de uma série de reportagens sobre prostituição de meninas-escravas, publicadas no jornal Folha de S. Paulo, em 1992. É justamente a cobertura de prostituição infantil feita pela Folha, entre 1985 e 1995, que o psicólogo Leandro Feitosa Andrade analisa no livro Prostituição infanto-juvenil na mídia: estigmatização e ideologia, recém-lançado pela EDUC, editora da PUC-SP com apoio da Fapesp. Na obra, Andrade questiona as campanhas em prol da infância empreendidas pela mídia, verifica como as crianças são tratadas nestas campanhas e qual o impacto delas na vida das crianças.

O autor constatou que a cobertura teve cunho sensacionalista, do tipo policial, já que o discurso jornalístico estigmatizou crianças e adolescentes pobres. "Quando o jornal recorta o tema da 'menina/adolescente prostituta' como atributo da pobreza, o estigma contra a pobreza é reavivado. O tratamento dado ao tema da prostituição infantil assume a conformação de uma campanha moral da empresa, sustentando relações de dominação dos não pobres sobre os pobres", explica Andrade.

Para o autor, apenas três elementos foram considerados nas matérias sobre prostituição infantil: a menina/adolescente, o aliciador e a família, todos vindos de um cenário de extrema pobreza. "O objeto da ação policial dirige-se ao aliciador, mas não ao cliente que compra, paga, usa e abusa sexualmente de menores. Ele é uma figura que quase nunca presente", diz o psicólogo.

Para ele, a cobertura faz uma simplificação do fenômeno, dando um tratamento excludente dos pobres e da pobreza. "Perde-se em conhecimento, não só pelas especificidades de vida que levam meninas e adolescentes, pobres ou não, a se prostituírem, mas, sobretudo, as determinações sociais, éticas e psicológicas que levam adultos a elegerem parceiros sexuais não adultos e a se comprazerem do assim chamado pornô-turismo", conclui.

Andrade acredita que a relação de dominação dos "não pobres" sobre os pobres é encoberta. Ele lembra um exemplo recente desta receita de jornalismo, no caso ocorrido na cidade de Porto Ferreira, interior de São Paulo, onde seis vereadores foram condenados por conta do agenciamento de adolescentes. "Falou-se muito da história das adolescentes e de suas famílias e pouco sobre os vereadores e demais envolvidos no esquema de aliciamento", diz.

Ao veicular as reportagens, o jornal, um importante ator social que contribui para a mobilização para implementação de políticas estatais, motivou a incorporação da "erradicação da prostituição infanto-juvenil na agenda de políticas públicas para a pobreza. De acordo com Andrade, este movimento pode gerar equívocos na elaboração de planos governamentais para crianças e adolescentes pobres no país, por exemplo, ao optar pela generalização de acreditar que toda menina pobre é ou vai ser prostituta.

O pesquisador lembra que o jornal é uma empresa pautada pelas exigências do mercado, e ao mesmo tempo em que se coloca como porta-voz das questões sociais, pode ocorrer o uso mercantil de problemas sociais. A Folha, de acordo com o levantamento do pesquisador, veiculou esse tipo de reportagem em dias considerados nobres (como os domingos), ocupando a primeira página do jornal e destacando ss meninas e adolescentes identificadas como prostitutas.

Para controlar o impacto de peças jornalísticas sobre as condições de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, Andrade propõe um código de ética para orientar a mídia. Evitar a veiculação de matérias que reforcem o prognóstico de um destino inexorável para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade; preservar a dignidade, a privacidade e a integridade física dos atores envolvidos na peça jornalística são alguns princípios defendidos pelo psicólogo para impedir a estigmatização de crianças e adolescentes na mídia.

Atualizado em 28/06/04
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