Entrevistas Anteriores

 

Sérgio Amadeu

Software livre representa avanço na sociedade democrática

Sérgio Amadeu

Sérgio Amadeu é presidente do Instituto Nacional de Tecnologia e figura central na tentativa de implantação do software livre pelo governo federal. Ele defende a opção federal não apenas pela redução dos custos, mas principalmente porque ela permitirá que o país aumente sua autonomia tecnológica como 'desenvolvedor' de soluções na sociedade da informação. Em entrevista à ComCiência, Amadeu não poupa argumentos em defesa do software livre e acredita que a maior barreira para sua implantação ainda seja a cultural.

Sérgio Miranda

Deputado defende uso de software livre nas escolas públicas

Sérgio Miranda

O deputado federal Sérgio Miranda (PCdoB-MG) é um dos pioneiros na luta pela implementação do software livre no Brasil. Ao lado do deputado Walter Pinheiro (PT-BA), questionou a aplicação de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para instalação de um sistema operacional de código fechado em computadores de escolas públicas.

Miranda quer que o Brasil desponte na corrida pela difusão dos programas de código aberto. Entretanto, reconhece que projetos de lei nem sempre são o caminho mais rápido para que isso aconteça. Para ele, o software livre só irá conquistar mais espaço na sociedade por meio do convencimento e da demonstração, na prática, das vantagens que pode oferecer.

Atualizado em 10/06/04

http://www.comciencia.br
contato@comciencia.br
© 2003
SBPC/Labjor
Brasil