REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO
Dossiê Anteriores Notícias Reportagens Especiais HumorComCiência Quem Somos
Dossiê
Editorial
Viagem pelas crônicas - Carlos Vogt
Reportagens
Acervos permitem conhecer viajantes
Patrícia Mariuzzo e Sueli Mello
Von Martius: viajante-naturalista-historiador
Maria Guimarães e Mariella Oliveira
Os caminhos de volta à natureza
Vanessa Sensato e André Gardini
De volta ao Orinoco, seguindo von Humboldt
Yurij Castelfranchi
Viagens, registros e representações
Cauê Nunes
O exótico e o pitoresco nas pinturas
Susana Dias
Artigos
Fazendo história popular através da leitura dos viajantes
José Carlos Barreiro
Uma aventura científica no Brasil: Theodoro Peckolt
Nadja Paraense dos Santos
O Brasil no olhar de William James
Maria Helena Pereira Toledo Machado
Naturalistas e viajantes brasílicos
Clarete Paranhos da Silva
Edward Said e uma perspectiva para a literatura de viagens no Brasil
Alexsander Gebara
Um viajante a serviço da colonização do Grão Pará e Maranhão
Maria Lucia Abaurre Gnerre
Da natureza à representação cartográfica
Márcia Siqueira de Carvalho
Resenha
Do Roraima ao Orinoco
Carol Cantarino
Entrevista
Miriam Lifchitz Moreira Leite
Entrevistado por Simone Pallone
Poema
Habilidade romântica
Carlos Vogt
Humor
HumorComCiencia
João Garcia
    Versão para impressão       Enviar por email       Compartilhar no Twitter       Compartilhar no Facebook
Artigo
Naturalistas e viajantes brasílicos
Por Clarete Paranhos da Silva
10/06/2006

Ao se falar do tema viajantes no Brasil, os nomes de Karl Friedrick Philipp von Martius (1794-1868) e Johann Baptiste von Spix (1781-1826), entre outros estrangeiros que aqui estiveram, surgem quase que naturalmente. Como é sabido, os dois viajantes integravam a comitiva da grã-duquesa austríaca Leopoldina que chegou ao Brasil em 1817 para casar-se com Dom Pedro I. Traziam com eles orientações para fazer observações naturalísticas no Brasil, reconhecendo sua fauna, flora e produtos mineralógicos. Iniciando seu trabalho pelo Rio de Janeiro e seus arredores, em uma viagem que durou cerca de três anos, exploraram diversas localidades do território brasileiro, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. O material por eles recolhido permitiu que fossem elaboradas diversas obras de cunho naturalista sobre o Brasil. É já bem conhecida a obra Viagem pelo Brasil que relata as “aventuras” dos dois naturalistas em território brasileiro. No entanto, os territórios explorados pelos dois viajantes já haviam sido escrutinados anteriormente por viajantes naturalistas nascidos em terras brasílicas.

Durante a segunda metade do século XVIII houve um grande e sistematizado esforço por parte do Estado português que, aliado a diversas instituições científicas como a Academia Real das Ciências de Lisboa e o Museu de Ajuda, pretendia inventariar as riquezas de seu império – em especial o Brasil – por meio da ciência. Para isso foram comissionados diversos naturalistas nascidos no Brasil e, em sua maioria, graduados pela Universidade de Coimbra. Nesse contexto, diversos naturalistas se embrenharam pelo território brasileiro fazendo levantamentos de suas potencialidades econômicas. As “Viagens filosóficas” tinham também o objetivo de abastecer instituições de investigação portuguesas com coleções de história natural. O grande esforço português na averiguação e sistematização dos produtos naturais das colônias portuguesas nesse período foi coordenado por Domingos Vandelli (1730-1815), primeiro lente de química e história natural da Universidade de Coimbra após as reformas pombalinas de 1772, as quais introduziram as “ciências modernas” naquela universidade. Dentre todas as “viagens filosóficas” que se realizaram em território brasileiro, a mais conhecida é a que Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1814) realizou pela Amazônia brasileira entre os anos de 1783 e 1792.

Além da viagem de Ferreira houve, no mesmo período, muitas outras como, por exemplo, as de José Vieira Couto (1752-1827), em Minas Gerais, as de José de Sá Bittencourt Accioli (1755-1828), na Bahia, as de José Manuel de Sequeira (de quem não foi possível encontrar as datas de nascimento e morte), em Goiás, as de Manuel de Arruda Câmara (1752-1811), em Pernambuco, Piauí, Paraíba e Ceará, as de João Manso Pereira (1750? – 1820), em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e as de João da Silva Feijó (1760-1824), no Ceará, entre outras.

Embora tenham realizado um trabalho muito importante para o período, aos olhos da coroa portuguesa, esses naturalistas-viajantes foram preteridos pela historiografia que sempre deu mais atenção aos viajantes estrangeiros. Trabalhos historiográficos recentes têm procurado resgatar essas trajetórias quase desconhecidas para mostrar evidências de atividades científicas no Brasil, na transição do século XVIII para o XIX.

Neste espaço abordo as trajetórias de dois desses naturalistas, cujos trabalhos foram por mim analisados em pesquisa de mestrado e doutorado: José Vieira Couto e João da Silva Feijó.

Viagens de José Vieira Couto, em Minas Gerais

Nascido no Arraial de Tejuco – atual Diamantina – José Vieira Couto graduou-se em filosofia natural e matemática em Coimbra, em 1778. De volta ao Brasil, o naturalista é encarregado de fazer exames mineralógicos na Capitania de Minas Gerais. Couto empreendeu suas pesquisas entre os anos de 1798 e 1805, deixando diversas “memórias”, que foram objeto de minha dissertação de mestrado. O trabalho começou pela região do Serro Frio mas estendeu-se a outras áreas, tendo o mineralogista atingido as Comarcas do Sabará e de Vila Rica, chegando próximo à fronteira da Capitania de Goiás, subindo e descendo o rio São Francisco pelos chamados sertões do Abaeté.

O pesquisador enfrentou, segundo suas próprias narrativas, lugares inóspitos, ermos, de difícil acesso, enfim, os desabitados e desconhecidos sertões mineiros, sem estradas, muitas vezes sem caminhos, tendo que abrir picadas à sua passagem e à de sua comitiva. O objeto principal de seus trabalhos era a pesquisa mineral, embora, seguindo a tendência de sua época, também abordasse temas diversos como geografia, agricultura e populações. Os textos escritos por José Vieira Couto seguem a orientação do governo português que, na virada do século XVIII para o XIX, buscava ampliar e diversificar a exploração mineral. O ouro e o diamante não são os únicos protagonistas das observações de Couto mas também o ferro, o chumbo, a prata, o salitre, o cobalto, o cobre, o enxofre, a platina e outros. Os textos refletem as tentativas sistematizadas de buscar, por intermédio do estudo de especialistas em mineração e mineralogia, a melhoria das técnicas e um melhor aproveitamento dos recursos minerais da Colônia.

Nos textos de Couto encontram-se minuciosamente relatados os resultados de seus exames mineralógicos. A maneira como este trabalho é descrito mostra bem a prática científica do naturalista, constituindo-se em importante evidência empírica de como se realizavam as práticas geocientíficas dentro das relações metrópole-colônia. Couto não se atém apenas ao objeto principal de seu trabalho que é o estudo do reino mineral na região de Minas Gerais.

De acordo com diversos autores, a literatura de viagens teve um papel central na construção da história natural do século XVIII. Nela, os cientistas-viajantes raramente se limitavam a escrever sobre um único campo. Nos relatos de viagem, juntavam-se observações de caráter antropológico, cultural e político às observações dos três reinos da natureza. No caso de Couto, além de suas observações de caráter mineralógico, há também impressões sobre os moradores, sobre os aspectos arquitetônicos das construções nos arraiais e vilas e sobre as atividades econômicas às quais se dedicavam os habitantes das localidades pelas quais passava; abre longos parênteses para falar da agricultura, da criação de animais e de outras atividades econômicas que considerava importantes, além da mineração. Além disso, seguindo as orientações que lhe haviam sido ditadas, procura dar sugestões de como fazer um melhor aproveitamento dos recursos econômicos da Capitania de Minas Gerais.

Em consonância com o pensamento ilustrado, Couto mostra-se um entusiasta da ciência e da instrução. Mas a ciência que entusiasma Couto é aquela que tem como meta a resolução de problemas práticos; e a instrução seria o caminho privilegiado por onde a ciência atingiria tal meta. Nesse aspecto Couto também não era uma figura isolada. Naquele momento, era generalizada a idéia de que o conhecimento desprovido de metas práticas não passava de uma quimera. A fé de Couto na ciência e na educação/instrução era quase messiânica. Embora tenha visto um território decadente, ele era um otimista. Era possível levantar o território, fazê-lo florescer e progredir por meio da ciência. A ciência aplicada, por sua vez, só seria possível se os homens fossem educados e instruídos na “arte” à qual se dedicavam, fosse ela a mineração ou a agricultura. Neste contexto, o papel do cientista era sempre muito relevante. Era ele quem deveria redigir manuais práticos, administrar as regiões mineiras, informar o Estado sobre a forma mais racional de aproveitar este ou aquele recurso, sobre a melhor forma de ocupar um território, etc.. Como a ciência deveria ter um caráter prático, o cientista também deveria ser um homem prático e experiente. Deveria sair de seu gabinete, não somente para viajar pelos grandes centros científicos do mundo, mas conhecer profundamente o território onde praticava o seu trabalho.

Viagens de João da Silva Feijó no Ceará

Também as “viagens filosóficas” de João da Silva Feijó, no Ceará, serão aqui consideradas como parte de um amplo conjunto de práticas científicas realizadas no espaço colonial que permitiram a institucionalização das ciências naturais na América portuguesa. Nascido na Capitania do Rio de Janeiro em 1760, seus biógrafos se dividem quanto ao fato de Feijó ter ou não cursado a Universidade de Coimbra, dado que seu nome não se encontra nas relações de alunos formados na universidade. Porém, a partir das leituras de suas “memórias”, não resta dúvida de que o naturalista foi um dos discípulos de Vandelli, qualquer que tenha sido a instituição em que fez seus estudos. Em companhia de Alexandre Rodrigues Ferreira realizou, em fins de 1778, uma diligência filosófica na região de mineração de carvão de Buarcos, em Coimbra, no âmbito dos treinamentos para as “viagens filosóficas”. Feijó, que foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa, empreendeu uma viagem filosófica pelas Ilhas de Cabo Verde, onde teria permanecido de 1783 a 1797. Durante esse período, manteve correspondência sistemática com Júlio Mattiazi – responsável pelo Jardim Botânico de Coimbra, e também da Ajuda – com Vandelli e outras autoridades portuguesas. Elaborou diversos artigos posteriormente publicados pela Academia Real das Ciências de Lisboa e outros periódicos. As diligências filosóficas de Feijó, tanto no Reino, como em Cabo Verde e no Brasil, inserem-se em um contexto em que medidas de recuperação levadas a cabo pelo Estado português eram fortemente informadas pela ciência.

Depois de retornar de Cabo Verde, Feijó permaneceu por algum tempo em Lisboa realizando experiências com salitre que o preparavam para sua vinda ao Ceará, em outubro de 1799, para cumprir aquilo que lhe fora designado em provisão de 25 de fevereiro de 1799, assinada por Dona Maria I: estudar todas as potencialidades naturais da região. As primeiras investigações do naturalista dão-se em uma localidade denominada Tatajuba, onde havia informações da existência de ocorrência de salitre. A dedicação de Feijó e de outros naturalistas às investigações sobre o salitre, essencial para a produção de explosivos, explica-se pelo fato de que, nesse período, as pesquisas sobre esse mineral se intensificaram devido à conjuntura internacional que exigia investimentos na defesa das nações e, no caso português, da sua principal colônia. No contexto do que alguns historiadores chamam de crise do Antigo Sistema Colonial, as ameaças constantes de invasões ou de espionagem eram uma realidade sempre presente. Diante desse quadro, uma intensa correspondência trocada entre as autoridades coloniais e da Coroa recomendava explicitamente a busca de depósitos de salitre e remetia livros sobre o assunto.

Durante seus 15 anos de permanência no Ceará, Feijó cumpre seu ofício de naturalista na região, mapeando, descrevendo e explorando objetos de história natural. Em suas múltiplas incumbências, Feijó classificou plantas e por diversas vezes enviou caixotes ao Real Jardim Botânico da Ajuda e para a instituição congênere da Prússia, em Berlim. Os conhecimentos por ele produzidos foram referência para investigações em ciências naturais passados mais de 30 anos de sua morte. A “Comissão Científica de Exploração” (1859-1861), formada somente por naturalistas nacionais – pois se inseria nos projetos de construção do Estado Imperial e da nação – teve seus trabalhos centrados na província do Ceará. No intuito de firmar uma ciência nacional, os naturalistas da Comissão resgataram trabalhos de história natural do final do século XVIII, entre eles os de Feijó, que teria exercido influência sobre a Comissão pelo seu profundo conhecimento sobre o Ceará. Muitos dos dados deixados por ele foram usados pela Comissão, ora para confirmá-los, ora para refutá-los. Os dados reunidos por Feijó também foram utilizados por Thomas Pompeu de Sousa Brasil, figura de prestígio nos meios científicos, políticos e sociais cearenses da segunda metade do século XIX em seu Ensaio Estatístico da Província do Ceará, de 1864.

A documentação deixada pelos personagens aqui considerados, revela os princípios teórico-metodológicos que norteavam o trabalho dos naturalistas no Brasil e também no Império português. No caso da mineralogia, além de fazer levantamentos dos recursos, identificar, descrever minuciosamente ou classificar as amostras recolhidas, com base em seus caracteres externos e/ ou em análises químicas, os materiais minerais deviam ser descritos também em suas relações espaciais. Havia que se empreender a uma descrição geográfica dos minerais. Estando conscientes da finalidade prática de seu ofício, além do trabalho científico propriamente dito, uma das tarefas dos naturalistas que aqui trabalhavam era a de se deter naqueles produtos que pudessem favorecer o crescimento do comércio, das manufaturas e da indústria, sugerindo os meios para o seu aproveitamento. Essa preocupação é marcante nas “memórias” de Couto e Feijó. São inúmeras as sugestões para o melhor aproveitamento do potencial mineral do Brasil. Era importante fomentar a realização de mais “indagações filosóficas” para a descoberta de novos minerais, diligências que deveriam ser comandadas por profundos conhecedores das ciências mineralógicas. As “memórias” de Couto e Feijó, assim com as dos outros personagens aqui destacados mostram que o saber dos naturalistas era enciclopédico, típico do período das Luzes.

O trabalho de Feijó, no Ceará, o de Couto, em Minas Gerais e o de seus contemporâneos em diversos pontos do território colonial é prova contundente de que aqui se praticou uma história natural em consonância com os mais avançados princípios científicos e metodológicos do período em questão. As “memórias” em questão inserem-se no conjunto de escritos de cunho científico do período, ao buscar “copiar” a realidade o mais fielmente possível e ao utilizarem uma linguagem comum, numa normatização científica que era possível devido ao controle das atividades científicas nas terras brasílicas exercido, ainda que à distância, pelas diversas “instruções de viagem” do período.

Os estudos sobre os viajantes naturalistas que aqui trabalharam a serviço da Coroa, permitem afirmar que esses homens de ciência estavam ao corrente do “estado de sua arte” e, respeitadas as balizas coloniais praticaram, em termos de investigações naturalistas, aquilo que se praticava no resto do mundo.


Clarete Paranhos da Silva é historiadora, doutora no Programa de Ensino e História das Ciências do Instituto de Geociências da Unicamp, professora de história do rádio e da TV nas Faculdades Integradas do IPEP – Campinas e professora convidada de história da ciência e da tecnologia no Labjor.